EAD apresenta novos espaços e tecnologias

A Educação a Distância (EAD) teve seu início na UFMS em 1991, por meio de ações descentralizadas, coordenadas por grupos específicos.  Em 2006 a UFMS integrou-se ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que fortaleceu as atividades de ensino de graduação nas Universidades. A integração da UFMS ao Sistema possibilitou a ampliação da oferta de vagas e a ampliação das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e outras mídias (videoconferência, webconferência, utilização de salas virtuais, aulas gravadas e outras tecnologias disponíveis), além dos momentos presenciais dos professores nos polos de apoio presencial.

De acordo com Cláudio César Silva, que foi chefe da Coordenadoria de Educação Aberta a Distância (EAD) e atualmente é Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura, em 2015, num momento de contingenciamento financeiro, vários tipos de ajustes foram feitos, como a racionalização da equipe de trabalho e a formação de uma nova equipe para atender às mesmas demandas sem prejuízo. “Entre os ajustes de gestão, foi necessário sanar as dívidas e buscar novos recursos em Brasília”, explicou.

dsc_3278Mesmo com recursos escassos, algumas melhorias foram realizadas, como a readequação do espaço físico, a criação de uma sala de capacitação em tecnologias da educação, onde são oferecidas oficinas de trabalho, recursos pedagógicos, novas mídias, duas salas de webconferência, onde o professor pode trabalhar simultaneamente com várias turmas de polos diferentes. “As oficinas são oferecidas tanto para técnicos como, e principalmente, para professores da UFMS, com o objetivo de familiarizar o docente com as novas tecnologias”, revelou. O prédio também possui um estúdio de gravação de videoaulas, que também pode ser utilizado por professores que não são da modalidade a distância.

Cláudio salientou que foram priorizadas a institucionalização e integração da Educação a Distância na UFMS. “Os cursos não estavam sendo geridos pelas unidades acadêmicas. Hoje, cada curso de graduação ou pós-graduação está na sua respectiva unidade acadêmica, e o papel da sede da EAD é estimular e apoiar as políticas de educação a distância fazendo a interface com a CAPES/MEC, UFMS e os polos municipais da EAD. Além disso, a interação entre os polos e os alunos foi estimulada para o desenvolvimento ativo e de projetos culturais para que os alunos dos polos se sintam pertencentes à UFMS”, pontuou.

O estatuto foi alterado e os coordenadores de curso e membros de colegiados de cursos são designados pela UFMS, e hoje são membros dos conselhos das unidades acadêmicas. “Hoje todos os professores são lotados nas unidades acadêmicas. Além de atuar nos polos municipais, a UFMS tem um polo institucional aprovado, que já está estruturado, onde podem ser ofertados cursos de graduação e pós-graduação”, revelou.

A partir de 2017 está previsto o oferecimento do curso de Administração Pública e as especializações em Gestão Pública, Educação Física Escolar e Mídias na Educação e Relações étnico-raciais, gênero e diferenças no contexto do ensino de História. Esse ano a EAD conseguiu o direito de participar do Edital 75/14 CAPES, que seleciona propostas de oferta de 250 mil novas vagas em cursos superiores na modalidade a distância, e que havia sido suspenso em 2015. “Em 2017, a perspectiva é de entrada de 1350 novos alunos em diversos cursos oferecidos pela EAD”, informou Cláudio. O ingresso é feito via vestibular no início do ano e as aulas começam no segundo semestre.

A gestão da área de Educação a Distância é integrada com as demais universidades públicas, que são instituições colaboradoras, e não concorrentes. Ao definir os editais e polos de atuação, as instituições fazem as escolhas de maneira otimizada. “Se já existe um determinado curso sendo oferecido numa região, o mesmo não deve ser oferecido por outra universidade naquele local”, explicou Cláudio.

Para o Pró-Reitor, a EAD é uma tendência nas modalidades de ensino, que chega onde as universidades não chegariam e estimula as comunidades afastadas, possibilitando a educação em lugares longínquos por meio da tecnologia. “O município monta o polo e o curso é desenvolvido pelos professores da Universidade. Alguns encontros são presenciais”, explicou. Para os próximos anos, a EAD pretende criar um grupo de desenvolvimento de recursos educacionais na modalidade a distância, além de desenvolver jogos educativos e instrumentos que facilitem o ambiente virtual mais prazeroso e de melhor qualidade.