Discentes extensionistas são premiados em cerimônia na Reitoria

Com o intuito de incentivar o desenvolvimento de ações de extensão universitária, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE) entregou na tarde de hoje, em cerimônia na Sala de Atos da Reitoria, Certificados do “Prêmio Discente Extensionista da UFMS – 2017” aos discentes responsáveis pelas apresentações daqueles que foram avaliados como os melhores trabalhos na modalidade “Banner”.

Os trabalhos com melhores avaliações (maiores médias) receberamo os certificados de premiação nas categorias “Classificação Geral” (cinco notas 10,00); “Área Temática” (são oito áreas temáticas e, considerando os empates, serão 12 premiados); “Unidades de Campo Grande” (dois premiados, devido ao empate) e “Câmpus do Interior” (três premiados, também devido aos empates).

O 10º ENEX-UFMS consistiu na apresentação pública de resultados de ações de extensão, realizadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2017, como parte das atividades do Integra UFMS, um grande evento de ciência, tecnologia e inovação que reuniu a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS), os encontros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do Programa de Educação Tutorial, de Extensão Universitária e das Empresas Juniores da UFMS.

O acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo  Higor Cirilo da Costa, que foi premiado pelo projeto Plano de Urbanização Participativo: Comunidade Cidade de Deus, que obteve 10 em todos os quesitos avaliados, destacou a enriquecedora experiência da extensão, que faz com que a Universidade saia de dentro dos muros e  dialogue com a comunidade.

“Conseguimos também fazer um trabalho de integração com as disciplinas, de modo que a experiência do projeto de extensão foi fundamental para o desenvolvimento das atividades de graduação”, expôs o discente.

Para o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esporte, professor Marcelo Fernandes, a extensão é uma atividade que se faz com muita ciência e humanidade, com transformação dos acadêmicos e na vida das pessoas da comunidade.

A Vice-Reitora, a professora Camila Ítavo, afirmou que foram investidos R$ 1 milhão na extensão esse ano, apesar do orçamento de R$ 100 mil. “Isso fez com que tivéssemos um grande número de projetos e bolsas. Não é suficiente ainda, mas é importante dizer que já avançamos”.

Ainda, a Vice-Reitora enfatizou que é preciso trabalhar a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. “Isso não é difícil de fazer, só precisamos nos articular. Queremos também uma educação empreendedora e inovadora, com integração de diversas áreas”, completou, informando que para 2018 a premiação será inserida ao Integra UFMS.

Confira abaixo a relação dos premiados e a galeria de fotos.

Download (DOC, 60KB)