Diretora da Startup Nation Central de Israel fala sobre inovação

“Inovação não é uma meta, mas um meio de alcançar o crescimento econômico”, disse Daniela Kandel, diretora de relações internacionais da Startup Nation Central de Israel. Na conferência ministrada na manhã desta segunda-feira, durante a 71aReunião Anual da SBPC, Daniela falou sobre o ecossistema de inovação israelense.

Durante a conferência, Kandel falou sobre as soluções inovadoras implementadas no país para lidar com o problema da escassez de água. “Água é um recurso importante e ao passarmos por um grande período de seca, tivemos que buscar alternativas para o abastecimento da população. As soluções que obtivemos fizeram com que, hoje, o país consiga reciclar quase a totalidade de água consumida”, explicou.  A tecnologia aliada a criatividade, fizeram com que o país se tornasse referência em dessalinização da água do mar.

Atualmente, Israel está em terceiro lugar no ranking global de inovação, perdendo apenas para a Suíça e Estados Unidos. De acordo com a diretora, contribuíram para o desenvolvimento do empreendedorismo quatro fatores principais: a cultura, o apoio do governo, as ondas migratórias e a obrigatoriedade do serviço militar.

Texto e fotos: Vanessa Amin