A 4ª edição do Dia Mundial da Limpeza será realizada em 18 de setembro e a UFMS irá integrar a campanha deste ano. Estudantes e a comunidade em geral dos municípios de Campo Grande e Naviraí poderão se voluntariar na ação, que simboliza a necessidade de conscientização para o descarte de resíduos sólidos urbanos.
A data foi criada em 2018, quando reuniu 18 milhões de pessoas em 159 países para limpar diversas cidades simultaneamente. Desde então, foram 50 milhões de participantes em 180 países, além de 280 mil toneladas de lixo coletadas. A participação da Universidade se dá por meio de uma ação de extensão intitulada “UFMS no Dia Mundial da Limpeza”, realizada pela Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) com apoio da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (Dides).
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Karina Ocampo Righi, o objetivo é tornar o Dia Mundial da Limpeza uma ação institucional a partir do ano que vem. “A participação em uma ação de limpeza é a melhor lição que podemos dar, pelo exemplo de que a responsabilidade de cuidar do lugar em que vivemos é de todos nós, seja a nossa rua ou o nosso planeta”, enfatiza.
Ela ressalta que a destinação inadequada de resíduos sólidos causa degradação ambiental e uma série de outros problemas relacionados à saúde pública. “A ação gera, como benefício direto, a limpeza do local escolhido, mas também podemos pensar na valorização do trabalho dos profissionais da limpeza, na cidadania e dignidade. É a Universidade dando exemplo”.
Na Cidade Universitária, a ação será realizada na Área de Preservação Ambiental (APA) do Ceroula, localizada entre a MS-352 e MS-080, sob coordenação da empresa Revolução Ambiental. A empresa CG Solurb Soluções Ambientais será responsável pela doação de sacos de lixo e luvas para os voluntários.
Não é preciso se inscrever para participar, basta se deslocar ao ponto de concentração, às 8h, na Avenida Dom Antônio Barbosa, no ponto de ônibus em frente à entrada principal da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Os organizadores recomendam a utilização de máscara de proteção facial contra a Covid-19, roupas confortáveis, sapatos fechados, bonés e protetor solar.
Já em Naviraí, a limpeza não se dará em um local específico. O Campus de Naviraí (CPNV), em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciou nesta semana uma campanha de incentivo à coleta de resíduos sólidos em todo o perímetro urbano. Através de vídeos e informativos nas redes sociais, estão sendo repassadas informações sobre o descarte correto do lixo e limpeza dos terrenos da cidade. “Estamos estimulando a população a limpar suas casas, ruas, bairros”, relata a professora Sibelly Resch, responsável pela ação na cidade.
Dia Mundial da Limpeza
O principal objetivo do Dia Mundial da Limpeza é mobilizar a limpeza conjunta de áreas urbanas, com foco na conscientização para o descarte correto de resíduos sólidos. De forma tradicional, acontece no terceiro sábado de setembro. A data foi criada após uma ação realizada na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.
Os resultados se espalharam pelo mundo, replicando ações de responsabilidade socioambiental mundo afora, e a causa entrou para a lista de diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) sustentáveis, tornando-se a maior ação de limpeza do planeta. A responsável por coordenar as ações nos 180 países é a organização internacional “Let’s Do It” (Vamos Fazer Isso). No Brasil, é organizado pelo Instituto Limpa Brasil.
Texto: Gabrielle Tavares