Cursos mantêm conceitos satisfatórios no Enade 2016

O curso de Farmácia da UFMS obteve conceito máximo (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) realizado em 2016 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).

O Ministério da Educação determina a cada ano, em um sistema de rodízio, quais graduandos concluintes de cursos específicos serão avaliados. Conceitos iguais ou superiores a três são considerados satisfatórios.

Obtiveram conceito 4 no Enade 2016 os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem e Nutrição, todos de Campo Grande.

Com conceito 3 estão os cursos de Enfermagem (Coxim e Três Lagoas), Agronomia (Chapadão do Sul) e de Campo Grande, Zootecnia e Fisioterapia.

“Os resultados se mantiveram bons, entretanto, é preciso trabalhar para que aumentem, porque acreditamos que a UFMS merece conceitos melhores”, diz o Pró-Reitor de Graduação, professor Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho.

Comemoração

Os professores do curso de Farmácia comemoram a primeira avaliação com nota 5 no curso. “Fizemos um trabalho de conscientização dos alunos, mostrando a importância de responderem com dedicação e responsabilidade, em ação de parceria também com os professores”, diz Renata Trentin Perdomo, coordenadora do curso de Farmácia.

Para Renata, o fato de os professores serem qualificados com Doutorado nas áreas em que lecionam e a oferta de aulas práticas mais voltadas para o campo profissional refletiram em melhoras no curso e na vontade de estudar dos acadêmicos.

“A partir do terceiro semestre os alunos já estão começando a trabalhar com os pacientes e vemos os olhinhos deles brilhar quando estão na prática da Farmácia”, expõe a professora.