Cursos de graduação a distância e do Câmpus de Aquidauana recebem nota máxima do MEC

Dois cursos de graduação receberam nota máxima em avaliação realizada pelo MEC: Tecnologia em Processos Gerenciais, da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) e Bacharelado em Geografia do Câmpus de Aquidauana (CPaq). Para a atribuição do conceito cinco, foram considerados a organização didático-pedagógica dos cursos, o corpo docente e a infraestrutura, a partir da avaliação in loco.

O Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais foi criado em 2021, vinculado ao Programa Especial de Educação Digital e Inovadora no Ensino de Graduação. O diretor da Agead, Hercules da Costa Sandim destaca que o reconhecimento é uma garantia da qualidade dos cursos digitais da Universidade. “Para a modalidade a distância, esse é um grande ponto de avanço, é o primeiro curso do Programa UFMS Digital que passa pelo processo de avaliação e já conseguimos essa nota 5. Isso dá o pontapé inicial para os outros seis cursos tecnólogos que serão avaliados ainda este ano, e também para os cursos de licenciatura que já estão em processo inicial de avaliação”, explica.

“Isso mostra que a UFMS está no caminho certo com a institucionalização do Programa UFMS Digital e dos cursos da modalidade a distância, quer seja de graduação ou de especialização. Agora estamos ansiosos esperando as próximas avaliações, teremos três no mês de novembro e duas já marcadas para o mês de dezembro”, completa o diretor

A coordenadora do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Yasmin Gomes Casagranda, enfatiza que o retorno do MEC significa a coroação do trabalho da equipe responsável pelo curso. “Foram muitos meses pensando e desenhando, tentando entregar o melhor para o curso de Processos Gerenciais que por ser a distância iria atingir muitas pessoas, do Brasil inteiro e também em alguns lugares do mundo. Então é uma conquista nesse caminho que a gente trilhou em conjunto para que pudesse ser feito um curso a distância de qualidade, gratuito, com vagas que pudessem atingir mais pessoas, formar mais pessoas no Brasil, e é isso que a gente esperava quando foi pensando no projeto”, destaca.

“Para nós, é uma orientação do trabalho para todos os outros cursos que já estão acontecendo, que também estão em processo de reconhecimento. E a gente vê isso como um sucesso coletivo, porque todo mundo trabalhou e fez com muita garra. Todo mundo esteve ali presente para que isso acontecesse. Então é uma festa nos nossos corações, uma festa da UFMS, porque a gente sabe que está fazendo um bom trabalho, agora documentado pelo nosso órgão de educação do Brasil”, reforça.

Para o coordenador do Curso de Bacharelado em Geografia do CPaq, Gustavo da Silva, o resultado também é fruto de um trabalho coletivo. “Houve um trabalho muito forte em conjunto com os professores, com muitas reuniões pedagógicas do núcleo docente estruturante e também do Colegiado para a gente poder melhorar cada vez mais a qualidade do ensino e do atendimento aos alunos e isso se refletiu na nota. Esse trabalho também é feito em conjunto com os alunos, que são a peça fundamental do funcionamento do curso”, celebra. 

Texto: Alíria Aristides