Cursos de Formação reúnem professores iniciantes e já atuantes

Tiveram início hoje (8) pela manhã na Cidade Universitária o “III Curso de Formação Inicial de Professores” e o “I Curso de Formação Continuada: Práticas pedagógicas inovadoras na Educação Superior” da UFMS. Os eventos são realizados simultaneamente e ocorrerão até amanhã (9) no auditório da SEDFOR.

O objetivo é fornecer aos professores iniciantes base para sua inserção no Ensino Superior e orientações para a operacionalização das concepções administrativas e pedagógicas, e aos já atuantes o aprimoramento das práticas didático-pedagógicas para o melhoramento dos índices de sucesso da Instituição e o desenvolvimento de um ensino cada vez mais humanizado.

Na abertura do evento, o Reitor Marcelo Turine agradeceu a presença de todos e ressaltou que são os professores os maestros que fazem da UFMS uma instituição de referência. “Vocês fazem da Universidade um lugar acolhedor para os alunos, peço que lutem em defesa de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. O encontro de formação será intenso, mas extremamente importante para a integração entre colegas, atualização das práticas e discussões sobre o ambiente de estudo e trabalho que é a sala de aula. Precisamos integrar as aulas presenciais às novas tecnologias, para estimular cada vez mais os jovens a aprenderem, precisamos de muita dinâmica e conexão para transformar o ambiente para as novas gerações”, disse.

O Pró-Reitor de Graduação Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho lembrou que há uma série de tecnologias que podem ser usadas para auxiliar o ensino. “Muitas vezes na preocupação em nos mantermos atualizados no que se refere ao conteúdo deixamos um pouco de lado as inovações quanto às técnicas de ensino. Percebemos uma mudança nos alunos, eles foram criados de uma forma muito distinta da nossa criação, por isso temos de ter um olhar diferenciado para eles, algo diferente tem de ser feito”, afirmou.

A chefe da Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (SEDFOR) Edna Scremin Dias falou que o curso contempla a formação inicial e continuada porque a sociedade precisa hoje de profissionais com competências diferentes das que os próprios professores obtiveram em sua formação. “Discutiremos no encontro questões atuais e de extrema importância como, por exemplo, como trabalhar com o aluno hiperconectado, que tem acesso a todas as informações”, sinalizou.