Cursos de Direito de Campo Grande e Três Lagoas recebem Selo de Qualidade OAB

Em breve, as placas do selo OAB Recomenda serão levadas à Cidade Universitária e ao Câmpus de Três Lagoas

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reconheceu os cursos de Direito da Faculdade de Direito (Fadir), na Cidade Universitária, e do Câmpus de Três Lagoas (CPTL) com o Selo de Qualidade OAB Recomenda, devido à qualidade do ensino oferecido. A 7ª edição do prêmio foi realizada nesta quarta-feira, 16, em Brasília.

O reitor Marcelo Turine esteve presente na cerimônia e comemorou a elevação dos indicadores dos cursos da UFMS. Para ele, o selo traz ainda mais reconhecimento à Universidade e valoriza a trajetória de estudantes e egressos. “Isto representa um currículo cada vez melhor, para os nossos alunos, para os que estão no mercado de trabalho, em concursos públicos ou advogando. É a UFMS melhorando seus indicadores acadêmicos, científicos e de empregabilidade”, ressalta.

Para a vice-reitora Camila Ítavo, o selo é uma conquista para a comunidade universitária. “Representa eficiência na aprovação do Exame da Ordem, uma boa avaliação do curso e  uma dedicação mútua, dos estudantes, dos professores e dos técnicos, que mostraram a qualidade dos cursos de Direito da UFMS”.

Durante a cerimônia, o presidente nacional da OAB destacou a importância dos cursos de Direito para o país

O reconhecimento é concedido aos cursos que têm desempenho de excelência na formação de jovens advogados. Nesta edição, das 1.896 graduações em Direito no Brasil, 192 foram premiadas.

O presidente nacional da Ordem, José Alberto Simonetti, afirma que é preciso homenagear e celebrar a responsabilidade e o compromisso dos cursos de Direito no país. “Se vocês estão aqui, hoje, é porque as Instituições de Ensino Superior que representam merecem o reconhecimento da Ordem, por sua proficiência e eficácia no ensino”, declara.

A avaliação utiliza critérios objetivos para a análise dos cursos, como os índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado e dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A metodologia desenvolvida pelo secretário de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), e professor do Departamento de Matemática, da Universidade de Brasília (UnB), Mauro Luiz Rabelo, tem como base os dados de participantes presentes em pelo menos três dos cinco exames da OAB, considerados variáveis na análise, e um total mínimo de 60 participantes presentes nos cinco exames utilizados na avaliação.

Em Mato Grosso do Sul, além dos cursos da UFMS, também foram premiados os cursos de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e dos câmpus em Dourados, Paranaíba e Naviraí da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

É a quarta vez que o curso da Cidade Universitária recebe o selo de qualidade. “Mais uma vez, ganhamos a outorga OAB Recomenda. Em decorrência da avaliação dos

O cálculo do indicador do selo de qualidade foi desenvolvido pelo professor da UnB e secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo.

últimos três anos do nosso curso, conseguimos estar entre os melhores do Brasil. Isso enobrece a Fadir!”, celebra o diretor da Faculdade de Direito, Fernando Lopes Nogueira.

O curso de Direito do CPTL recebe o reconhecimento da OAB pela terceira vez. “É uma construção. Diuturnamente, a gente tem trabalhado para melhorar a qualidade do nosso curso e promover cada vez mais o ensino de qualidade”,

reforça Caricielli Longo, coordenadora do curso no Câmpus de Três Lagoas.

A conselheira federal da OAB e professora de Direito Penal da Fadir, Andréa Flores, diz que o prêmio demonstra que a UFMS está no caminho certo. “É a demonstração de que aquilo que, com muito amor, ensinamos aos nossos alunos, está surtindo efeito e tendo reflexos. Todos os nossos professores estão de parabéns”.

Rejane Alves de Arruda é professora de Direito Processual Penal e também elogia a dedicação de todos. “Esse prêmio representa uma recompensa por todo o trabalho que tem sido exercido, não só pelo corpo de professores, mas também pela reitoria e, principalmente, pela comunidade acadêmica, que se dedicou e se empenhou durante estes três anos que a OAB fez questão de avaliar”, diz.

Os professores da Fadir estavam em Brasília para a solenidade de posse da conselheira do Conselho Federal, Andréa Flores, no dia 15 de março.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Rose Pinheiro