Curso sobre Propriedade Intelectual segue com inscrições abertas até 5 de abril

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) realizou alterações no curso de nivelamento em Propriedade Intelectual e ampliou a oferta para toda a comunidade. Agora intitulada “Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tecnológica”, a formação gratuita segue com inscrições abertas até 5 de abril.

“O conteúdo continua o mesmo, são conceitos básicos de Propriedade Intelectual, em especial sobre patentes, informação tecnológica, marca e desenho industrial, entre outros assuntos, mas o processo de inscrição mudou”, informou a responsável técnica do Núcleo de Inovação Tecnológica da Agência de Internacionalização e de Inovação (NIT/Aginova), Vilma dos Santos Ramos. Antes a indicação para a participação no curso era feita pela Aginova e os interessados deveriam então enviar e-mail ao NIT. Agora, a inscrição deve ser feita diretamente na página da academia virtual do INPI, no endereço academiavirtual.inpi.gov.br.

A formação será de 5 a 29 de abril, de maneira on-line e assíncrona, com o total de 20 horas de atividades. A realização continua sendo um dos requisitos para a participação no Programa Piloto de Mentoria em Propriedade Intelectual do INPI. A finalidade é ampliar o entendimento sobre a importância da propriedade industrial e a consequente expansão do uso do sistema de propriedade intelectual.

“Após a conclusão e aprovação no curso, o pesquisador da UFMS que estiver iniciando ou desenvolvendo um projeto de pesquisa e inovação, financiado com recursos públicos, poderá manifestar o interesse na mentoria por meio do e-mail nit.aginova@ufms.br. Assim, a Aginova fará a indicação ao INPI”, explicou Vilma. Poderão ser indicados até cinco pesquisadores por projeto. No ano passado, 11 pesquisadores fizeram o curso de nivelamento e três a mentoria.

“Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tecnológica” estará disponível na plataforma do INPI durante todos os meses do ano. A Aginova continuará informando mensalmente a comunidade acadêmica sobre o período de inscrições.

 

 

 

Texto: Ariane Comineti