Curso para Cuidador de Idosos promove qualificação dos profissionais

Proporcionar a qualificação dos cuidadores para atuarem no cuidado da pessoa idosa, priorizando a qualidade de vida e estimulando a autonomia e independência dos acompanhados, é o principal objetivo do projeto de extensão “Curso para Cuidador de Idosos”.

Coordenado pela professora Camila Guimarães Polisel, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), o curso está sendo ofertado pela segunda vez (a primeira turma ocorreu em 2018), mas agora com ampliação do número de vagas e das instituições beneficiadas.

O curso é direcionado aos profissionais que exerçam a atividade de cuidador de idoso, sendo voltado para a atualização/boas práticas, na modalidade de educação presencial. Os inscritos poderão fazer o curso na Sirpha – Lar dos idosos ou no Asilo São João Bosco.

“O público alvo compreende os profissionais de saúde de nível fundamental/médio que exercem suas atividades assistenciais nas instituições previamente descritas. Entretanto, 20 vagas foram abertas para cuidadores de outras instituições”, explica a professora Camila.

Serão 40 horas/aula, com aproximadamente três horas semanais de atividades, entre os meses de setembro a novembro de 2019.

Atualmente a profissão de Cuidador de Idosos está em regulamentação no Brasil. O Projeto de Lei (PLC) 11/16 já foi aprovado pelo Senado.

Segundo a professora, são muitas as dificuldades no trato com os idosos. “Entre elas o preparo e a administração correta de medicamentos, aspectos relacionados à nutrição (consistência dietética, nutrição enteral e administração da dieta, por exemplo), posicionamento do paciente e transferência, entre tantas outras”.

As inscrições para participar do curso estão abertas até o dia 30 de agosto de 2019. Os interessados devem enviar e-mail para camila.guimaraes@ufms.br para mais informações.

 

Paula Pimenta