Curso de Engenharia de Alimentos recebe conceito máximo na avaliação do MEC

O curso de Engenharia de Alimentos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), recebeu o conceito máximo atribuído pelo Ministério da Educação (MEC). A nota foi obtida durante o processo de reconhecimento do curso, a partir da avaliação in loco. A comissão de avaliadores observou três dimensões: Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

“A nota máxima na avaliação do curso é o reconhecimento da dedicação de todos os servidores técnicos, professores e colaboradores da UFMS, em especial, dos servidores da Facfan. Isso demonstra para a sociedade o protagonismo da UFMS na ciência e na Educação”, apontou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

A diretora da Facfan, Fabiane La Flor Ziegler Sanches, expressou o orgulho com o resultado. “O conceito máximo concretiza o merecido reconhecimento do empenho e dedicação de toda equipe, destacando a excelente qualidade do nosso curso perante a sociedade, atraindo mais jovens para nossa Instituição e, acima de tudo, transformando sonhos em realidade”, disse.

O coordenador do curso e professor da Facfan, João Renato de Jesus Junqueira, reforça que a notícia foi recebida com muita alegria pelos graduandos, professores e técnicos. “Acreditamos no potencial de nossos estudantes e em toda equipe de servidores. O resultado veio para coroar o trabalho proativo, dedicado e organizado de todos”, pontuou.

A graduação em Engenharia de Alimentos foi ofertada pela primeira vez em 2019, no período integral e na modalidade bacharelado. Entre os pilares do curso, estão a inovação e o empreendedorismo, o desenvolvimento da agroindústria e de habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal. O curso forma sua primeira turma no final de 2023 e visa a contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul, principalmente na agricultura familiar e na agroindústria.

Segundo a diretora, além de celebrar a conquista, a equipe deve também proceder à análise do relatório da comissão de avaliadores em busca informações para a contínua melhoria do curso. “Para que a Facfan siga formando excelentes profissionais para o estado, região e país”.

Universidade nota 10

O curso de Engenharia de Alimentos não foi o único que recebeu nota máxima após avaliação do MEC. No último ano, os cursos de Engenharia Física, do Instituto de Física; de Audiovisual, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação; de Educação Física (Bacharelado), da Faculdade de Educação; de Administração, do Câmpus de Naviraí; de Engenharia de Produção e de Ciências Contábeis, do Câmpus de Nova Andradina; e de Medicina, do Câmpus de Três Lagoas, foram reconhecidos com conceito 5.

Além disso, a Universidade ainda recebeu o conceito máximo no recredenciamento institucional e da Educação a Distância. Em todo o país, apenas seis universidades federais têm conceito máximo em ambas as avaliações.

Texto: Ariane Comineti