Pela quarta vez, Campo Grande receberá o Painel da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e da Fundação Nacional de Artes de Regência Coral (Funarte), entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro. O curso de aperfeiçoamento para regentes, coralistas e estudantes de música será realizado de forma presencial e com certificação para os participantes. No Mato Grosso do Sul, a iniciativa tem a parceria da UFMS, onde serão realizadas as aulas.
Serão ofertadas 80 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados devem se inscrever gratuitamente clicando aqui.
Para a professora do curso de licenciatura em Música e coordenadora local da formação, Ana Lúcia Gaborim, a parceria com as instituições de Ensino Superior é fundamental. “Esse painel vai impulsionar a atividade coral dentro dos projetos de extensão da Universidade e a formação de novos regentes. O curso vai ser focado no coro infantojuvenil, uma área que precisa crescer e que tem um campo de trabalho muito grande nas escolas, por exemplo”, explica.
Nos quatro dias, serão abordadas temáticas como regência coral, dinâmica de ensaio, técnica vocal, leitura de repertório e prática musical com crianças e adolescentes, com a presença de professoras convidadas. “Os participantes vão ter contato com uma das maiores autoridades em técnica local do nosso país, a professora Lúcia Passos, que está vindo do Rio Grande do Sul. Nós vamos ter também a Cristiane Ferronato, que tem trabalhado com a questão de coro cênico, espetáculos com corais e musicais”.
“Voltar a participar dos Painéis Funarte, depois de tanto tempo, é uma alegria imensa. Todos nós, pós-pandemia, estamos ansiosos para um trabalho de qualidade, proporcionando aos nossos grupos o prazer de fazer música, de cantar com corpo e alma”, afirma a regente Lúcia Passos. Ela já percorreu a maioria dos estados brasileiros através dos cursos promovidos pela Funarte, divulgando o trabalho com técnica vocal específica para coros.
A regente Cristiane Ferronato, do Coro Juvenil do Moinho/UCS, também está entusiasmada com a possibilidade de trocar experiências e conhecimentos sobre práticas vocais coletivas. “Levarei propostas para pensar o trabalho coral e de regência sob uma perspectiva interdisciplinar, ancorada na dimensão de outras linguagens artísticas como intrínsecas para uma visão ampla do cantor-artista, buscando potencializar consciências de si e do outro através do corpo e da voz em cena”, destaca. Ela é responsável pela direção de diversos espetáculos com interpretações de canções da cultura popular brasileira, como “Entre Elas”, “Contrapontos”, “Moinho Nômade” e “Cantos do Nosso Chão em Outros Cantos”.
Além de Campo Grande, outras oito cidades brasileiras receberão a capacitação em direção de coros infantojuvenis e coros adultos, entre elas Belém (PA), Campina Grande (PB), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES). Ao final do painel realizado na UFMS, no dia 2 de setembro, os participantes da capacitação realizarão uma apresentação gratuita e aberta ao público, às 19h30, no Teatro Glauce Rocha.
Texto: Thalia Zortéa