O edital “UFMS contra o coronavírus” continua selecionando ideias e projetos de enfrentamento à Covid-19 para contribuir de diversas maneiras com a sociedade. Entre as novas ações aprovadas está o “Quintal de Leituras: brincando de ler”.
Desenvolvido pelo projeto de pesquisa LIFROS, do Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços, e incluindo estudantes e professores dos cursos de Letras/Espanhol e Sistemas de Informação, do Campus do Pantanal, o objetivo é apresentar atividades de leitura aliadas à tecnologia, componente motivador para as crianças.
“Por conta da inviabilidade de aplicar o projeto presencialmente, em razão da pandemia, tive a ideia de reproduzi-lo em partes de forma virtual. Estamos em um grupo significativo, cheio de ideias para desenvolver, na tentativa de somar a leitura a outro componente motivador para as crianças que é a tecnologia”, explica a coordenadora do projeto e professora da UFMS, Lucilene Machado Garcia Arf.
O público-alvo da ação são crianças de 3 a 12 anos, falantes das Línguas Portuguesa e Espanhola, uma vez que o projeto é desenvolvido em uma região de fronteira e teve a colaboração de autores da Bolívia.
Segundo a coordenadora, o intuito da ação é promover o enfrentamento adequado à pandemia, levando em consideração a saúde mental das crianças no cenário de isolamento social prolongado.
“A leitura pode estimular a mente, contribuir para a construção do conhecimento e propiciar prazer. No caso do projeto, estamos nos esforçando para responder de acordo com as necessidades da sociedade, porque é papel da universidade atender essa demanda social”, destaca Lucilene.
Na página do projeto, os livros estão divididos por faixa etária, com temas que abordam temas relacionados a cada grupo de idade. Futuramente, serão incluídas outras atividades como jogos, contação de histórias, desenhos e novos livros.
As obras podem ser acessadas por aqui.
Submissão de propostas
A submissão das propostas deve ser feita pelo Sistema de Gestão de Projetos (Sigproj) até 30 de junho. Podem participar servidores, estudantes e colaboradores cadastrados nos programas de pós-graduação da Universidade que tenham currículo cadastrado na plataforma Lattes.
O interessado deverá preencher um formulário e anexar um documento em pdf com informações como o nome do projeto, a coordenação, a unidade à qual o proponente está vinculado, a equipe de colaboradores, a situação ou problema a ser enfrentado e os objetivos da ideia e do projeto. Será preciso informar também a metodologia e o cronograma de realização da ação, as necessidades financeiras e de materiais para a execução, os resultados esperados e a infraestrutura a ser utilizada.
Texto: Daniel Catuver