Coordenadores respondem ao Guia da Faculdade Estadão

A UFMS se prepara para participar do processo de avaliação do Guia da Faculdade, desenvolvido pelo jornal O Estado de São Paulo, em parceria com uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação.  O Guia é uma das publicações mais abrangentes e atualizadas de avaliação do Ensino Superior brasileiro.

A montagem de todo o processo da avaliação de cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, começou nesta semana. Os coordenadores de cursos já podem acessar os links na plataforma do Guia para responder aos questionários que ficarão abertos até o dia 24 de abril.

Segundo a equipe da Pró-reitora de Graduação (Prograd) um dos principais objetivos da UFMS com o Guia é divulgar a qualidade dos cursos da Universidade para estudantes e para o mercado de trabalho. “É importante ressaltar que o Guia da Faculdade deu continuidade ao trabalho realizado pelo antigo Guia do Estudante (Editora Abril), sendo uma publicação com grande visibilidade na sociedade”, explica Hugo Orofino, chefe da Divisão de Regulação e Avaliação da Prograd.

Quem acompanha de perto a pesquisa do Guia é a Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi), que destaca a importância participação da UFMS e dos coordenadores de curso nesse processo.

“Avaliação é um instrumento indispensável de gestão, necessária para mensurar os esforços da organização, na sua qualidade, sua excelência, utilidade e relevância. Além disso, essa comparação entre cursos e instituições que as avaliações proporcionam é importante para a sociedade, para os estudantes que vão escolher uma faculdade ou universidade para ingressar e ainda servem de referência para o mercado de trabalho e para as empresas recrutarem profissionais”, explica a secretária especial da Seavi, Jacyara de Souza.

Com essa avaliação, a Universidade ganha uma análise aprofundada da realidade de cada curso. Esses dados, ainda de acordo com a secretária, são usados para estimular o constante aperfeiçoamento acadêmico nas diversas áreas.  Para este ano a meta é aumentar a qualidade aferida na edição passada. “Atualmente, de setenta e três cursos avaliados, desde 2019, temos três cursos com 5 estrelas, quarenta e dois com 4 estrelas e vinte e oito cursos com 3 estrelas. A meta seria atingir as 5 estrelas em todos cursos da UFMS nas próximas edições”, comenta Hugo Orofino.

Os resultados da avaliação são divulgados com exclusividade pelo ESTADÃO em suas diversas plataformas.

AVALIAÇÃO

Para analisar os cursos, o Guia da Faculdade utiliza a metodologia de avaliação por pares. Nesse processo, avalia instituições de ensino superior (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) cadastradas no Ministério da Educação e que já possuem ao menos uma turma com alunos formados.

Os indicadores utilizados referem-se a três eixos principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A partir daí, cada curso recebe notas de 1 a 5. O resultado da média entre a pontuação é transformado em estrelas, de acordo com os seguintes conceitos de qualidade:

5 estrelas (excelente)

4 estrelas (muito bom)

3 estrelas (bom)

Não estrelado (inclui cursos que optaram por não participar do ranking)

Texto: João Costa (Com informações da Seavi)