Consulta eletrônica irá subsidiar a escolha da direção de 14 unidades

Durante os meses de março e abril, será realizada a consulta à comunidade universitária para a organização da lista tríplice que irá subsidiar a escolha de diretores de 14 unidades da administração setorial da UFMS para o período de 2021 a 2025. A consulta foi regulamentada pela Portaria 1.236, de 26 de fevereiro de 2021.

Segundo o reitor Marcelo Turine, o objetivo é garantir a transparência e a participação da comunidade universitária na escolha da direção das unidades. “Estamos seguros com o sistema de votação, que já vem sendo utilizado na nossa Universidade com excelentes resultados. Agora cabe à comunidade participar do processo democrático e escolher os melhores projetos de gestão. A partir da lista tríplice, caberá ao reitor indicar o melhor plano de trabalho, dentre os aprovados pela unidade, que tenha alinhamento estratégico com o plano de trabalho da administração central”.

Participam do processo as seguintes unidades: Instituto de Matemática (Inma); Instituto de Química (Inqui); Instituto de Física (Infi); Instituto Integrado de Saúde (Inisa); Faculdade de Odontologia (Faodo); Faculdade de Direito (Fadir); Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng); Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc); Faculdade de Ciências Humanas (Fach); Campus de Aquidauana (Cpaq); Campus do Pantanal (Cpan); Campus de Paranaíba (Cpar); Campus de Coxim (CPCX); e Campus de Chapadão do Sul (CPCS).

O processo de consulta será realizado por meio do Sistema e-Votação da UFMS. As comissões eleitorais de cada unidade definem e divulgam as datas para as inscrições dos candidatos, bem como o deferimento e indeferimento das inscrições, e também as datas para a realização da consulta. “O sistema e-Votacao UFMS é mais um serviço da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) rumo à Transformação Digital da UFMS. Ele traz inúmeros benefícios, como redução de custos, uma vez que não há necessidade de deslocar servidores das unidades para cuidar das urnas e apurar a votação, além de agilidade, pois cada votante leva em torno de dois minutos para depositar seu voto, que pode ser feito tanto de computador, quanto de dispositivos móveis”, ressalta o diretor da Agetic, Luciano Gonda.

Candidatos à direção

Para concorrer, é necessário ser professor ocupante dos cargos de professor titular ou associado 4 ou com título de doutor, neste último caso independentemente do nível ou classe do cargo ocupado. Para se inscrever o candidato deve encaminhar o requerimento de registro de candidatura acompanhado dos documentos: currículo Lattes, programa de trabalho para gestão 2021-2025, declaração de ciência dos termos das normas do processo de consulta e da organização da lista tríplice, declaração de que aceita a nomeação para o cargo e declaração da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, com menção da categoria do professor, no plano de carreira.

Após a consulta, a lista tríplice será organizada pelo Conselho de Unidade e encaminhada para o reitor até 30 de abril, mediante processo via SEI, com os documentos listados na portaria (ao final da matéria).

Quem participa da consulta

Podem participar da consulta professores e técnicos do quadro permanente lotados e em efetivo exercício na Universidade, e estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância. O voto é secreto, direto e não obrigatório. Para votar é necessário o Passaporte UFMS, que é o sistema de gerenciamento de contas de usuários para acesso aos computadores e aos sistemas desenvolvidos pela Agetic da UFMS. Aqueles que ainda não têm, devem criá-lo no site passaporte.ufms.br. Caso tenha alguma dúvida, o usuário pode enviar e-mail para suporte.agetic@ufms.br.

Sobre o sistema

O sistema e-Votação UFMS é baseado na plataforma Helios Voting, que possui um mecanismo que faz a criptografia do voto na máquina do eleitor antes do mesmo ser transmitido, ou seja, o voto é enviado para urna de maneira criptografada, garantindo o sigilo do mesmo. É bastante utilizado por universidades de todo o Brasil como a Universidade de São Paulo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Federal de São Carlos. Na UFMS já foram realizadas mais de 60 votações desde sua implantação, para a escolha de reitor, unidades de administração setorial, coordenação de curso, colegiado de curso, representantes do Conselho Universitário, Diretoria do DCE e Comissão Interna de Supervisão.

Apesar do sistema permitir votar mais de uma vez até o encerramento da consulta, cada eleitor continua tendo direito a apenas um único voto, sendo sempre a última votação validada. Cada eleitor pode validar se seu voto foi realmente depositado na urna, por meio do rastreador de cédula que é gerado a cada votação e enviado no seu e-mail institucional.

Download (PDF, 207KB)

Texto: Vanessa Amin

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.