Teve início na Cidade Universitária hoje (6) o 6° Congresso do Centro-Oeste sobre Doenças Infecciosas Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas (DIERN). O evento conta com cerca de 280 participantes de todo o estado e segue até o dia oito com conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos, entre outras atividades.
O tema escolhido para esta edição foi “Informação, Mídia e Saúde Pública” e o objetivo foi promover o debate sobre o impacto da desinformação em ciência e seus riscos para a população. O Congresso é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPGDIP) da Faculdade de Medicina (Famed) da UFMS, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, o Ministério da Saúde e a Fiocruz.
Na abertura, o acadêmico de Música Ismaile contemplou os participantes com uma apresentação de violino. O reitor Marcelo Turine parabenizou a todos pela organização, agradeceu as parcerias e lembrou que “a UFMS está entre as melhores do mundo, graças à competência e empenho dos nossos pesquisadores, professores, técnicos e alunos. Vemos sua dedicação em promover pesquisas e eventos como esse, que consolidam as diversas ações realizadas no dia a dia em prol da formação de recursos humanos qualificados, da geração de conhecimentos e do atendimento aos serviços de saúde”, declarou.
A presidente do evento, Alessandra Gutierrez de Oliveira, agradeceu a todos os colaboradores, parceiros e patrocinadores e destacou que na programação foram inseridos os maiores desafios contemporâneos. “Os impactos da difusão da desinformação são enormes, e ainda existe uma dificuldade de traduzir o conhecimento adquirido para os gestores e para a população em geral. Somado a isso vivemos tempos difíceis nos quais temos de reforçar o papel transformador das universidades e instituições de pesquisa”, disse.
Representando Geraldo Resende, secretário de estado de Saúde, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves reforçou que é importante resgatar o papel da educação em saúde. “Chegar com os dados transformados em informação para todas as pessoas é imprescindível. O DIERN é a consolidação de esforços de muitas mãos e o primeiro que realizamos em parceria com a Universidade, propiciamos em conjunto a participação de pessoas de todos os municípios, é um marco para a secretaria e para a UFMS. Que essa aliança possa prosperar e que se fortaleça cada vez mais essa integração entre o ensino, pesquisa e serviço à sociedade”, afirmou.
Participaram da solenidade também o superintendente do Hospital Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), Cláudio César da Silva, o diretor da Faculdade de Medicina (Famed), Wilson Ayach, e a diretora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Jislaine Guilhermina.
Confira mais informações sobre o evento no site: https://diern.ufms.br/
Texto e fotos: Ariane Comineti