Congresso realiza palestras e mesas-redondas sobre filosofia, psicanálise e subjetividade

Começa nesta quinta-feira, 5, o 2º Congresso Internacional  PhilPsyCh, com palestras e mesas-redondas. O Congresso segue até o dia 7 e é realizado de forma integrada com o 9º Seminário do Grupo de Pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise da UFMS. Os encontros ocorrem no formato remoto e são abertos a toda a comunidade. As inscrições estão abertas na página

De acordo com o professor da Faculdade de Ciências Humanas, Weiny César Freitas Pinto, o encontro visa a consolidação da rede PhilPsyCh, que é constituída por grupos de pesquisa da UFMS, da Universidade de Juiz de Fora e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. “Neste ano teremos a participação de pesquisadores franceses, italianos e argentinos e também estará presente o núcleo do Laboratório de Psicanálise, Hermenêutica, Fenomenologia. A rede, em um ano de trabalho e existência, vem consolidando de maneira mais consistente a sua entrada no próprio cenário nacional de pesquisa sobre filosofia dos saberes-psi e das ciências humanas, além da aproximação cada vez maior da própria Rede Philpsic como uma entidade nacional de pesquisa”, afirma.

Para o coordenador e organizador do evento, Caio Padovan, o objetivo é promover interação entre diferentes grupos de pesquisas. “Teremos a participação de conferencistas nacionais e internacionais. No Brasil, contamos com três instituições parceiras que são a UFMS, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade Federal de Juiz de Fora, além de estabelecermos parcerias com diferentes universidades na França, Itália e Argentina”

O professor  Weiny ressalta que neste congresso os estudantes terão a oportunidade de conhecer e dialogar com pesquisadores do Brasil e também de outros países. “O evento vai proporcionar aos estudantes uma oportunidade muito valiosa no que diz respeito ao ensino, à pesquisa e à extensão”, conclui.

Texto: Lúcia Santos