Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância promove conferências, palestras e atividades culturais

Na próxima segunda-feira, 23, a Cidade Universitária recebe o 20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), com o tema é Educação a Distância: políticas públicas, gestão, governança e qualidade. Estudantes de graduação, pós-graduação, professores da Educação Básica e demais interessados podem se inscrever na página do evento

A proposta do encontro é criar um ambiente destinado à contemplação, discussão e compartilhamento de conhecimento, com foco nas questões relacionadas à administração, liderança e excelência no Ensino a Distância. 

Segundo o diretor da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Hercules da Costa Sandim, o Congresso tem se consolidado como um espaço de discussão acadêmica, o que contribui para o fortalecimento das políticas públicas de Educação a Distância. “Contemplando cenários nacionais e internacionais, visando promover o uso das tecnologias digitais na educação, a disseminação de pesquisas científicas e a criação de estratégias institucionais que ampliem a visibilidade, inovação e o acesso à educação, assim como a melhoria da qualidade, temas amplamente debatidos na Educação a Distância”, complementa.

Neste ano, a parceria com a Associação Universidade em Rede e outras instituições destaca a gestão e governança, com palestrantes da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade de Guadalajara, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da própria UFMS. De acordo com a secretária de Inovação Pedagógica Digital da Agead, Daiani Riedner, a realização do congresso na Cidade Universitária é uma oportunidade única para a troca de conhecimento. “Nosso objetivo é promover um espaço de diálogo, cooperação, divulgação científica e muitas trocas de experiências sobre o cenário da educação a distância no Brasil, com foco nos temas gerais que nos mobilizaram este ano”, afirma.

Além da programação com conferências e palestras, os congressos também têm atrações culturais. Na noite de abertura, 23, haverá um show com o cantor Jerry Espíndola, com os convidados Rodrigo Teixeira e Renan Nonato, no Teatro Glauce Rocha, às 20h. No dia 24, às 18h, será a vez dos artistas Evandro Dotto e Bianca Danzi, no Auditório 2 do Complexo Multiuso 1. No dia 25, o Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko realiza uma apresentação especial para o público no hall de entrada do Complexo Multiuso 1, às 18h. Mais tarde, às 20h30, o cantor Dani Black será a atração do Teatro Glauce Rocha. Para encerrar a semana, o Centro Cultural Boliviano Tinkuna realiza uma apresentação no hall de entrada do Complexo Multiuso 1, às 18h.

O evento, que ocorre até o dia 27 de outubro, também é realizado em parceria com o Integra UFMS 2023. Além das palestras, serão disponibilizadas oficinas presenciais e minicursos on-line.  As vagas são limitadas, confira a programação completa aqui.

Texto: Elton Ricci