Congresso Acadêmico de Engenharia de Produção promove alinhamento com mercado de trabalho

De hoje até o dia 15 é realizado o 1º Congresso Acadêmico do curso de Engenharia de Produção, com o tema “Caminhos pós-formação do Engenheiro de Produção. Formei: e agora?”. O evento foi idealizado e organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (Caep) da Cidade Universitária, sob orientação do professor Rafael Sanaiotte Pinheiro e com a colaboração dos cursos de Engenharia de Produção dos câmpus de Três Lagoas (CPTL) e Nova Andradina (CPNA).

“Esse evento era um sonho nosso que virou um desafio pessoal para o Centro Acadêmico”, afirma Giovanna

“Esse evento era um sonho nosso que virou um desafio pessoal para o Centro Acadêmico. Ele foi idealizado para preencher esse gap entre a universidade e o mercado de trabalho. A gente sentia que os estudantes saíam meio despreparados e não sabiam em quem se inspirar, então a gente vai trazer diversos profissionais de várias atuações para dar um norte aos estudantes, para eles verem pelo que se interessam e terem em quem se inspirar também”, conta a presidente do Caep, Giovanna Casamassa.

Segundo o professor Rafael Sanaiotte, o objetivo do evento é agregar valor aos alunos e ampliar a relação “aluno-professor” para um relacionamento “engenheiro-futuro engenheiro”. Rafael também afirma que o evento será importante para mostrar aos acadêmicos a versatilidade do curso. “A Engenharia de Produção é um curso que tem uma potencialidade de áreas de atuação gigantesca. Pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção, a gente está estruturado em dez grandes áreas de atuação. Além delas, nós podemos atuar em indústrias, no setor de serviços, bancos, consultoria nos mais diversos setores… É uma gama de atuação ampla e é essa a ideia do congresso, trazer pessoas das mais diversas áreas para apresentar o dia a dia e mostrar onde eles vão utilizar os conceitos daquela disciplina que eles viram na graduação, alinhar teoria com prática”.

O 1º Congresso Acadêmico de Engenharia de Produção lotou o auditório do Complexo Multiuso

O engenheiro Gustavo Cavini foi o responsável pela palestra de abertura do evento “Vida pós formado de um Engenheiro de Produção: áreas de atuação”. De acordo com ele, a ideia é que os estudantes possam visualizar como empreender o conhecimento adquirido na graduação. “Eu pretendo trazer essa correlação de algumas coisas que a gente tem dúvida na faculdade e como a gente pode aplicar no futuro, dentro de uma empresa, e abrir a cabeça da turminha para poder ajudá-los o quanto antes e abrir uma rede de contatos”, afirma.

A vice-reitora Camila Ítavo esteve presente na solenidade de abertura do Congresso Acadêmico e reforçou a importância do bom relacionamento entre as universidades e o mercado de trabalho. “Este evento é importante quando a gente pensa no networking que são essas relações, nos profissionais que já estão no mercado de trabalho. Esse alinhamento entre a academia e os profissionais é superimportante para que os alunos possam se ver inseridos e também fazer um contato que com certeza abrirá portas para vencer os desafios que virão por aí”.

Confira a programação completa:

Download (PDF, 1.64MB)

Texto: Leticia Bueno

Fotos: Leandro Benites