Confira o resultado final da seleção para mobilidade na Universidade de Washington

Foi divulgado o resultado final do processo seletivo para mobilidade acadêmica internacional na Universidade de Washington/Tacoma. A oportunidade é resultado de uma ação conjunta da Pró-reitoria de Graduação e Secretaria de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação (Serin/Aginova), com iniciativa da Faculdade de Direito, por meio do professor José Paulo Gutierrez.

Foram classificados dois estudantes do curso de Direito (edital abaixo). Como há uma vaga, a convocação do candidato classificado em segundo lugar se dará se houver desistência do que foi aprovado em primeiro lugar. De acordo com o professor José Paulo, o acordo prevê que os acadêmicos brasileiros possam ficar de um a dois trimestres na Universidade, cursando disciplinas referentes aos cursos de Direito e Ciências Sociais.

O professor explica que, na escolha das disciplinas, os estudantes devem observar como serão aproveitadas na UFMS na grade escolar ou como enriquecimento de currículo. “Essa mobilidade ajudará nosso acadêmico a fazer contatos com estudantes e professores na sua área de formação e abrir um leque de opções em uma carreira internacional na área jurídica. Além disso, poderá realizar atividades extracurriculares dentro da universidade americana dependendo de seu interesse na área e disciplinas escolhidas. Quando ele retornar para cá, também participará do programa Embaixador UFMS para manter as relações interinstitucionais e a cooperação com a universidade americana”, destaca.

Benefícios

“O estudante da UFMS selecionado terá benefícios como utilização da biblioteca (física e digital), e-mails da instituição, acesso às salas de aula, isenção da mensalidade, utilização de wi-fi, durante o período que estiver lá”, explica a servidora da Serin Carolina Nantes.

Ela lembra, ainda, que o estudante selecionado deve arcar com os gastos para obtenção do visto, transporte, hospedagem, alimentação, seguros internacionais (saúde e vida) durante o período de mobilidade nos Estados Unidos. “Quando for aceito, a universidade americana vai repassar todas as recomendações e o que é necessário para a viagem, em decorrência do cenário da pandemia da Covid-19”, finaliza Carolina.

“O estudante selecionado poderá contar com um acompanhamento da Universidade de Washington para alugar um imóvel para morar na cidade de Tacoma enquanto durar a mobilidade”, finaliza José Paulo.

Download (PDF, 237KB)

Texto: Vanessa Amin