A 5ª edição do concurso fotográfico UFMS Além dos olhos será realizada como projeto de cultura e incluirá exposição itinerante e workshop de fotografia. A mudança procura incentivar a participação da comunidade universitária e aumentar o conhecimento sobre a Universidade. Promovido pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), o evento seleciona imagens para estampar o calendário institucional de 2022.
“O intuito é valorizar essa expressão artística por meio da imagem, mas ao mesmo tempo fortalecer o nosso vínculo com a Universidade. Então é trazer essa memória afetiva, mostrando os lugares que marcam a nossa trajetória na UFMS, o nosso cuidado com a Universidade, aquilo que tem um significado especial para cada um de nós”, explica a diretora da Agecom, Rose Pinheiro.
Como projeto de cultura, o concurso também está vinculado a dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), ligados à educação, saúde e bem-estar da população. Ainda segundo a diretora da Agecom, o evento também contribui para a valorização da cultura regional por meio de outros olhares, sendo importante a participação de estudantes e servidores de todos os câmpus. “Nós temos essa questão regional muito forte presente nos nossos câmpus, o que vem sendo valorizado por esse concurso. A ideia é que a gente consiga ter esses olhares, registros fotográficos de cada campus, para que possamos fazer aqui uma retribuição à Universidade por tudo que ela nos oferece”, complementa.
Ao todo são selecionadas pela comissão avaliadora 14 imagens para estampar o calendário institucional de cada ano. As fotos são publicadas no Facebook da UFMS e submetidas à avaliação popular, para que a mais votada ilustre a capa do calendário. Este ano, está prevista uma Exposição Fotográfica durante o Festival Mais Cultura.
Edições anteriores
O Concurso UFMS Além dos olhos foi lançado em 2017 na Universidade. Em sua primeira edição, Patrick Oening Rodrigues inscreveu uma imagem aérea do monumento símbolo sob o pôr do sol e venceu as votações, estampando a capa do calendário institucional da UFMS no ano seguinte.
Em 2018, o concurso foi realizado em comemoração aos 40 anos de federalização da UFMS e como contribuição ao desenvolvimento do ensino e da pesquisa em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Na votação popular, a imagem enviada pela estudante de Artes Visuais Isabella Barretto foi a vencedora. A foto retratava o Complexo Aquático da Cidade Universitária.
As fotos inscritas no concurso de 2019 trouxeram uma visão mais humanizada da Instituição, com a integração de elementos da nossa fauna e flora, da urbanização e das pessoas que constituem a Universidade. “Eu sou apaixonado por fazer registros fotográficos e a minha foto ter sido escolhida para a capa do calendário 2020 da UFMS, sem dúvidas, fiquei muito lisonjeado”, relembra o professor da Faculdade de Medicina (Famed) Everton Lemos, responsável pelo registro de um tucano no retrovisor de um veículo.
No ano de 2020, durante a pandemia da Covid-19, com o regime de teletrabalho e o Ensino Remoto de Emergência, a comunidade universitária demonstrou saudade pela UFMS participando da quarta edição do concurso. Em seu último ano de graduação, o egresso de Engenharia da Computação Vinícios Carvalho teve a sua foto intitulada “Sob outra luz” como capa no calendário. “Eu fiquei muito feliz quando descobri que minha foto havia sido selecionada para o calendário de 2021, fiquei tão surpreso que não estava nem acreditando. O sentimento foi de muita alegria e satisfação, além de muita gratidão pela oportunidade e apoio que tive. Ter a foto escolhida nesse concurso foi como fechar com chave de ouro esse ciclo da minha graduação, já que um registro do meu dia a dia na UFMS seria eternizado no calendário”, relata.
Texto: Lidiane Antunes (estagiária de Jornalismo)