Concluintes das residências Médica e Multiprofissional e em área profissional da saúde recebem certificados

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 13, na Cidade Universitária, a entrega dos certificados aos concluintes das residências Médica e Multiprofissional e em Área profissional da Saúde da UFMS. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV UFMS

O reitor Marcelo Turine agradeceu a todos pela presença e confiança no trabalho realizado na Universidade. “É um orgulho estar com vocês aqui hoje, agradeço a toda a equipe que contribuiu para a formação destes profissionais. A UFMS é a instituição com a maior quantidade de programas de residência do estado e estamos crescendo, tivemos dois novos programas iniciados neste ano. Fazemos tudo por amor e por acreditar em um futuro melhor. Muito obrigado a vocês concluintes por estarem ajudando a cuidar de nós, esse carinho, esse cuidado é o que faz a diferença para cada vez mais melhorarmos nosso Mato Grosso do Sul, nosso país e o mundo”, disse. 

A superintendente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), Andrea Lindenberg, revelou que gosta muito de citar sua vida profissional, pois é fruto da UFMS. “Foi uma vida construída dentro dessa Universidade. Que vocês sejam muito confiantes, pois nós acreditamos muito no trabalho da UFMS e de toda a construção que é feita durante esse processo de formação. Que vocês sejam muito felizes, que continuem na nossa Universidade fazendo o mestrado ou doutorado, venham dividir com a gente essa grande família que é a UFMS. Que a vida profissional de vocês seja brilhante!”, declarou. 

“Hoje estamos reunidos para celebrar a realização de sonhos, nos sentimos muito felizes por fazermos parte de tudo isso. Estamos com os corações tranquilos porque nos sentimos com a missão cumprida: estamos formando os melhores profissionais de saúde para o SUS, porque este é o objetivo primário dos programas de residência em saúde em nosso país. E só temos a agradecê-los, são 65 residentes formandos, alguns não puderam estar aqui por já terem retornado às suas cidades, mas em nome dos que estão aqui, gostaria de agradecer a cada um. Que vocês voem alto, levem o nome da Universidade por onde forem”, falou a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu), Camila Polisel.

O diretor de Cooperação Científica e Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Marco Antônio Mattos, destacou o crescimento da pós-graduação. “Hoje temos 50 programas de pós-graduação e 75 cursos, com isso estamos chegando próximos aos 40 mil estudantes. Como já dissemos, a UFMS continua e sempre estará aberta a vocês”, informou.   

Dois oradores falaram em nome dos concluintes e expressaram o reconhecimento aos preceptores e agradeceram aos familiares e amigos. “A jornada da graduação foi repleta de aprendizados, mas a residência foi o ápice dessa trajetória, porque foi onde a teoria encontrou a prática e os desafios nos transformaram em profissionais mais capacitados e resilientes”, apontou o representante do Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação, Lucas Cordeiro. “Hoje celebramos o início de uma nova jornada, somos profissionais das mais diversas áreas, unidos em prol da saúde. Que possamos exercer nossa profissão com responsabilidade e empatia”, disse o representante do Programa de Residência em Saúde e Medicina Veterinária, Matheus Santana. “Que este seja o começo de uma jornada brilhante e repleta de realizações, e que possamos continuar aprendendo, crescendo e fazendo a diferença no mundo, com humildade, determinação e um coração repleto de compaixão”, desejaram. 

Participaram também da entrega dos certificados aos 34 concluintes presentes, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza; os diretores da Faculdade de Medicina, Marcelo Vilela; do Instituto Integrado de Saúde, Marco Antonio Ferreira Junior; e a professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Juliana Galhardo.

Texto: Ariane Comineti

Fotos: Álvaro Herculano