Comunidade é convidada à doação de sangue e cadastro para doação de medula

No dia 10 de março, das 8h às 11h, a Faculdade de Odontologia na Cidade Universitária irá sediar uma campanha para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A ação faz parte da Recepção Institucional, da campanha Eu Respeito e é realizada pela UFMS em parceria com o Instituto Sangue Bom (ISB) e Hemosul.

“Traremos os equipamentos de coleta para dentro da Cidade Universitária, em Campo Grande. Nos câmpus, a mesma campanha estará acontecendo, com a diferença de que vamos orientar a comunidade para que vá até o hemocentro do município, para que possa fazer a sua doação de sangue”, explicou o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza.

O fundador e presidente do ISB, Carlos Alberto Rezende, conhecido como professor Carlão, lembrou que a parceria com a UFMS existe já há alguns anos e que desde então a ação tem sido realizada na acolhida dos estudantes. “No ano passado não tivemos por conta da pandemia, mas neste ano estamos retomando e estamos muito felizes, porque é um momento em que há muita necessidade em nosso centro coordenador, o Hemosul. O intuito é disseminar a importância do gesto solidário, da atitude de doar sangue e de novos cadastros de doação de medula óssea”, apontou.

Participação

Poderão doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos que tenham no mínimo 55 kg. Pessoas até 18 anos devem estar acompanhadas de um representante legal ou apresentarem documento de emancipação, ou, ainda, apresentarem certidão de casamento, se forem casadas. Quanto ao cadastro para doação de medula óssea, o professor Carlão ressaltou que a partir de 2021 o público mudou. “Agora só podem se cadastrar pessoas entre 18 e 35 anos, esse é o público preferencial”, disse.

Pessoas que tenham tido covid-19 ou que tenham tido contato com outras que testaram positivo poderão doar após 30 dias da cura ou do contato. “Em relação às vacinas contra a covid-19 também existe um critério que deve ser seguido, se a vacina recebida foi a Coronavac é preciso esperar 48 horas para a doação de sangue, se foram as demais vacinas, a doação pode ser feita após uma semana. Todos os critérios e informações podem ser acessados no portal do Hemosul”, reforçou o fundador e presidente do ISB.

“Convidamos a todos os estudantes, professores e técnicos administrativos a participarem dessa ação, os estoques de sangue estão baixos, por isso a importância desse gesto solidário”, finalizou o pró-reitor de Assuntos Estudantis.

Texto: Ariane Comineti