Companhia de dança agora é Sinapse Cia de Dança Contemporânea da UFMS

Em atividade desde 2019, a Companhia de Dança Contemporânea da Universidade agora é “Sinapse Cia de Dança Contemporânea da UFMS”. O nome reflete a construção da identidade do grupo, pautada em princípios fundamentados nas relações entre corpo, ambiente, sujeito e objeto.

“Sempre soubemos que teríamos um nome, mas queríamos que fosse construído conforme o que fosse trabalhado diariamente, coletivamente e mesmo individualmente”, explica a coordenadora e coreógrafa Mariana Cavalcante de Brito. Para celebrar o nome, a Cia preparou um vídeo que pode ser acessado neste link.

O objetivo da companhia de dança é fomentar a prática artística e dialogar a dança contemporânea no meio acadêmico com o cenário da dança local e nacional. As atividades iniciaram em 2019, sendo o primeiro espetáculo o “ID.40”, uma releitura do livro de João Pereira da Rosa “As duas histórias da Universidade”, para homenagear os 40 anos de federalização da UFMS.

Após a estreia em 14 de dezembro de 2019 o grupo se apresentou também na abertura da recepção de calouros em 2020, ainda presencialmente. “Com a pandemia começamos os trabalhos virtuais e preparamos vídeos de alguns trabalhos criados coletivamente neste período. Nos apresentamos na Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS, no segundo Encontro Nacional de Coreógrafos das Universidades Federais, apresentamos ainda esses vídeos nos canais do Youtube e do Instagram da própria companhia e da Universidade e ainda em outros eventos”, informou a coordenadora.

Atualmente a Cia. tem seis participantes com experiência em diversos estilos de dança. As aulas têm sido realizadas em ambiente virtual. Com o retorno gradativo das atividades presenciais em 2021, o grupo continuou em ambiente virtual, mas também realizou alguns encontros presenciais no Teatro Glauce Rocha.

A Sinapse Cia de Dança Contemporânea da UFMS é aberta à participação de toda a comunidade e o ingresso é feito por meio de edital, geralmente lançado no início do ano. “Realizamos audições e o principal requisito é ter experiência em algum estilo de dança. A previsão para o próximo edital é janeiro de 2022, por isso recomendamos que os interessados acompanhem nossos perfis de divulgação no Youtube e Instagram”, finalizou.

 

 

 

Texto: Ariane Comineti

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.