Colóquio de Ciências Sociais reflete sobre futuro da área e possibilidades profissionais

Entre os dias 14 e 16 de agosto, o Campus de Naviraí (CPNV) realizou o 9º Colóquio Nacional de Ciências Sociais do CPNV, que compôs o calendário de comemoração dos 10 anos do campus e trouxe à luz o tema “As Ciências Sociais diante das incertezas transversais: novos desafios para os velhos tempos”.

Esta edição do colóquio discutiu os desafios das Ciências Sociais diante de um cenário sociopolítico não favorável para o campo das humanidades. A partir de reflexões teóricas e de experiências práticas, pretendeu-se debater e propor encaminhamentos para enfrentar os “desafios dos velhos tempos” no campo da política, da economia, da cultura, dos Direitos Humanos e demais esferas sociais.

A palestra de abertura, sob o mesmo título do evento, foi ministrada pelo professor Fábio Lanza, que convidou os presentes a refletirem sobre seu papel enquanto acadêmicos, docentes e profissionais das Ciências Sociais, além de abordar o impacto social e as contribuições que a tríade pesquisa-ensino-extensão na área das humanidades pode realizar na sociedade.

Os minicursos promoveram discussões sobre Cooperativismo e Agricultura Familiar, uso de recursos audiovisuais no ensino de Sociologia, o debate político-antropológico sobre mulheres nas Ciências Sociais, as Políticas Públicas e instrumentos de Gestão Ambiental em assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul e Direitos Humanos.

No último dia, a palestra de encerramento contou com a presença das professoras Katiuscia Moreno Galhera e Simone Becker, discutindo sobre “A pesquisa e a carreira nas Ciências Sociais: O Brasil diante do atual quadro sociopolítico”, falando sobre caminhos possíveis para o futuro profissional dos graduados em Ciências Sociais.

Com grande participação, o colóquio favoreceu o intercâmbio de ideias entre acadêmicos, servidores e comunidade externa em debates profícuos e interdisciplinares.

Texto: Comissão de Comunicação do CPNV