Cerimônia ecumênica inicia semana celebrativa à Escola de Administração e Negócios

A semana de celebrações aos 10 anos de criação da Escola de Administração e Negócios (Esan) iniciou nesta segunda-feira, 23, com uma cerimônia ecumênica. Estudantes, técnicos-administrativos, professores em exercício e aposentados, e colaboradores reuniram-se no auditório da unidade em um momento de reflexão e agradecimento.

“Este é um momento inigualável”, declarou a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão, cumprimentando a todos, especialmente ao atual e aos ex-diretores da Esan. “Ao professor Dario, por ter lutado lá atrás, junto com vários professores, para que essa Escola existisse, com personalidade, conteúdo e nome próprios. Ao professor Jesus, que durante oito anos esteve à frente, consolidando este grande projeto, e ao Cláudio, eu tenho certeza que com essa sua energia ainda fará muita coisa bacana aqui na Esan. […] Agradeço a todos vocês e em especial aos professores daqui que estão ajudando no processo de construção da Universidade para os próximos anos, contribuindo com o Plano de Desenvolvimento Institucional. […] Parabéns a todos”, desejou.

O diretor Cláudio César da Silva também expressou felicidade. “Tenho orgulho de ter feito parte de todos os momentos dessa criação, sou da terceira turma de Administração Pública e acompanhei a história da Esan. Não sei vocês, mas eu amo aniversário por duas razões: primeiro, é quando olhamos para trás e vemos o quanto caminhamos, é um momento de gratidão por tudo aquilo que nos fez chegar a este dia, e segundo e principalmente porque simboliza um novo ano, um mundo ainda cheio de possibilidades de transformação, de corrigir o que não está bom e de potencializar o que está indo bem”, declarou.

A presidente da comissão de celebração dos 10 anos da Esan, Cristiane Pitaluga, citou o trabalho que vem sendo realizado há um ano pela comissão e o desenvolvimento da unidade. “Eu só tenho a agradecer a presença de vocês aqui e dizer que tudo isso foi feito para contar a história de toda uma trajetória, em especial desses últimos dez anos, o quanto a Esan cresceu. O número de professores aumentou significativamente, o número de estudantes aumentou significativamente, e isso mostra a força da Esan, atuando no ensino, pesquisa, extensão e contribuindo com a sociedade de Mato Grosso do Sul. A semana está repleta de atividades, espero que todos aproveitem”, disse.

O momento ecumênico foi conduzido pelo capelão do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), Edilson dos Reis, que iniciou chamando à frente a estudante de Turismo, Caroline Silva, que levou a Resolução de criação da Esan; o professor Ernesto Puccini, com a lista de todos os estudantes matriculados neste semestre na Escola; e o diretor Cláudio César da Silva com o símbolo do conhecimento e do saber, uma caneta.

“Já pararam para ver a dimensão da palavra ‘obrigado’? Ela tem o sentido de agradecer e isso é algo muito sério porque envolve algo que pode nos mover, nos trazer grandes sentimentos e emoções. […] Você tem agradecido à vida, aos momentos felizes da sua existência?”, perguntou o capelão, contando a história de uma paciente do Humap-UFMS/Ebserh que, desde o início de seu tratamento, até sua triste despedida e falecimento, sempre foi agradecida. “Como temos visto a vida, nossa família, os colegas e o local de trabalho? Temos agradecido? Agradecer pelas coisas que pedimos e recebemos, pelas coisas que pedimos e não recebemos, e pelas coisas que não queríamos, mas temos. Agradecer significa retribuir aquilo que nos foi dado e hoje estamos retribuindo à nossa Instituição, tudo que nos foi dado”, lembrou.

O encerramento da cerimônia foi com o tradicional parabéns. O diretor da Esan reforçou que as ações em celebração aos 10 anos já vêm sendo realizadas desde 2023 em cada um dos cinco cursos de graduação e três de pós-graduação, e que a programação desta semana visa a coroar a iniciativa. “Hoje iniciamos com a cerimônia de aniversário, com um ato de Ação de Graças; amanhã começa nosso Fórum de Gestão e Negócios, com a participação de todos os nossos cursos, dos conselhos profissionais e instituições parceiras; e na sexta-feira teremos o plantio de uma árvore simbólica e o fechamento da nossa cápsula do tempo, com a qual todos vocês podem contribuir”, revelou.

A cápsula do tempo estará aberta durante toda a semana nos eventos celebrativos para receber os pensamentos de toda a comunidade sobre o que se espera para si e para a Esan em 2034. “Daqui a dez anos vamos abrir essa cápsula e vamos descobrir quem imaginou o futuro, o que teremos então”, explicou, convidando todos a contribuírem.

Texto: Ariane Comineti

Fotos: Álvaro Herculano