Campus realiza aula de campo e lança projeto de extensão para educação infantil

Na última segunda-feira (24), acadêmicos do sétimo semestre do curso de Pedagogia de Naviraí participaram de uma aula de campo sobre Patrimônio Cultural e Monumentos Históricos da cidade de Dourados. Acompanhados do professor Felipe Vedovoto, eles realizaram visitas técnicas ao Museu Histórico e a alguns laboratórios da Universidade Federal da Grande Dourados, como o Centro de Documentação Regional, os laboratórios de Arqueologia, de Documentação História da Educação e Memória e também à Brinquedoteca.

A aula integra as atividades da disciplina de “Fundamentos e Metodologias do Ensino de História”. Participaram também acadêmicos que cursam a disciplina de “História da Educação”.

De acordo com o professor Felipe, “as atividades ampliaram a percepção dos acadêmicos sobre documentos e fontes históricas, tanto para o ensino de História quanto para a pesquisa em Educação. Além disso, observamos diversas possibilidades de estratégias e metodologias de ensino, conhecemos novas realidades e adquirimos experiências significativas para nossa formação e desempenho profissional que certamente serão aplicadas em nosso cotidiano”.

Projeto Jogos e Brincadeiras

  Também foi lançado, na última semana, o projeto de extensão “Jogos, brinquedos e brincadeiras: a infância e sua singularidade” que tem como objetivo geral implementar ações de formação de professores da educação infantil visando a discutir, selecionar e produzir recursos pedagógicos que deem suporte à ação educativa em Centros Integrados de Educação Infantil (CIEIs) do município.

Com parceira da Gerência Municipal de Educação e Cultura de Naviraí, o projeto prevê palestras, exposições, oficinas e outras atividades que serão desenvolvidas até o fim do ano. Entre o público-alvo estão aproximadamente cem profissionais, entre docentes e coordenadores pedagógicos, da educação infantil. Cerca de 30 acadêmicos, professores e técnicos do CPNV estão envolvidos nas ações.

De acordo com a coordenadora do projeto Roseli Maria Rosa de Almeida, “a mudança no conceito de infância, os avanços científicos, históricos e culturais passaram a considerar a criança como sujeito que tem sua própria singularidade. Essas novas configurações trouxeram o estudo do brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil e por isso propomos esse projeto como um espaço de diálogo e troca de experiências”.

A vice coordenadora Larissa Wayhs destacou ações que já vêm sendo desenvolvidas. “Além da palestra de abertura, também realizamos nossa Feira de Jogos Brinquedos e Brincadeiras com exposição de materiais didáticos, jogos e propostas pedagógicas desenvolvidas ao longo das disciplinas deste semestre nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais. A ludicidade é fundamental para o ensino, sobretudo na educação infantil, mas ela também pode e deve alcançar o ensino fundamental e médio”, explicou.

Texto: Vanessa Amin, com informações do campus de Naviraí

Fotos: Arquivo do CPNV