Câmpus do interior recebem upgrade dos links da internet

Foi recém iniciado o upgrade dos links de internet dos câmpus do interior, de forma que todos passem a 100 Mbps. Até então, Três Lagoas (CPTL) operava com 40 Mbps e os demais com 20 Mbps. Resultado de uma parceria entre a UFMS e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a demanda foi feita pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) ao Governo Federal.

Já tiveram aumento as unidades de Corumbá (CPAN), Aquidauana (CPAQ), Nova Andradina (CPNA) e Bonito. Segundo o diretor da Agetic, Luciano Gonda, até janeiro de 2018 todos os demais câmpus do interior estarão com links de 100 Mbps.

“Já havia um projeto da RNP de migrar todos os câmpus do interior do Brasil inteiro para 100 Mbps, mas estava atrasado. Corumbá estava no gargalo, com a internet extremamente lenta, por isso solicitamos”, explica Gonda.

A ampliação irá permitir instalar serviços como a rede sem fios Eduroam, que não havia em alguns câmpus do interior. Caso do CPAN, que foi o primeiro a ter o aumento de velocidade da internet implantado. Segundo o Diretor do CPAN, professor Aguinaldo Silva, a rede será implantada em breve na Unidade II e I beneficiando professores, técnicos e acadêmicos.

“Esse upgrade irá permitir também que no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) os processos tramitem mais rápido, trará agilidade nos acessos aos endereços eletrônicos ou para fazer downloads, ou seja, será um serviço melhor tanto para os acadêmicos como para a área administrativa”, diz o diretor da Agetic.

Luciano Gonda enfatiza que dentro dessa proposta de expansão, a UFMS pretende ampliar o link atual de toda a Instituição para 10 Gbps, bem além do atual 1 Gbps. Para isso, já foi feito o pedido dos equipamentos, mas não há previsão de quando esse upgrade deverá acontecer.