Câmpus de Paranaíba recebe audiência pública para construção do planejamento da Universidade

Nesta segunda-feira, 18, será promovida a última audiência pública com foco no incentivo à participação popular na elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2025 a 2030, integrado ao Projeto Pedagógico Institucional da Universidade. Desta vez, o encontro será realizado no Câmpus de Paranaíba (CPar), às 18h30.

As audiências da UFMS Participativa tem como objetivo apresentar a plataforma digital ufms2030.ufms.br e incentivar o envio e apoio de propostas para a construção do PDI. “Esse plano trará as metas, os indicadores, as estratégias, trará também todas as ansiedades e expectativas da comunidade universitária e da comunidade sul-mato-grossense”, explica a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão.

O evento também tem intuito de tirar dúvidas sobre as propostas que podem ser apoiadas ou criadas na plataforma e abrir um espaço de diálogo com a comunidade. Para contribuir com a criação ou apoio à propostas para o futuro da Universidade, é necessário acessar a plataforma ufms2030.ufms.br e realizar o login com o Passaporte UFMS ou se identificar por meio do cadastro do Gov.br.

A pró-reitora enfatiza o sucesso da plataforma até o momento. “Já temos muitas contribuições, sugestões, apoios, observações e registros. Ficamos muito satisfeitos com essa posição porque o que a gente quer é construir um planejamento com a participação de todos. Participe, dê apoio às ideias e propostas que estão no portal”.

O processo para definir o futuro desejado para a Universidade até 2030 vem sendo realizado ao longo dos últimos anos. “Nós começamos em 2023, fizemos várias discussões e ao longo de 2024, foram sendo constituídas comissões, uma grande comissão central com representantes de todos os câmpus e unidades, de todas as pró-reitorias e agências. Contamos também com representantes dos técnicos, docentes e estudantes, para que essa participação na organização desse processo de planejamento pudesse acontecer”, explica a pró-reitora.

“A gente pergunta que Universidade nós queremos? Essa é a pergunta que estamos fazendo, e a resposta é uma Instituição humana, tecnológica, inovadora, sustentável, inclusiva. Esse processo com as contribuições de todos nós da comunidade universitária e externa vai ser o processo de planejamento da Universidade. Nós teremos uma Universidade que atenda todos os anseios e expectativas da comunidade”, finaliza.

Texto: Alíria Aristides