Câmpus de Nova Andradina recebe melhorias na infraestrutura

Nesta quinta-feira, 5, foi realizada a inauguração de novos espaços no Câmpus de Nova Andradina (CPNA): a unidade da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime), o Centro de Soluções Conectadas – Unidade Ligem Lab e o Laboratório de Química e Física. Também foram entregues equipamentos para servidores e para o Laboratório de Informática; o ponto de ônibus ecotecnológico; a cobertura dos veículos oficiais e da passarela que interliga os prédios; o bicicletário; a revitalização da Academia ao Ar Livre; a galeria de coleta de águas pluviais; e a pavimentação do estacionamento e pintura das calçadas e acessos à Unidade.

O reitor Marcelo Turine destaca que os novos espaços contribuem para o desenvolvimento do Estado. “Estou muito feliz de estar nesse momento, de inaugurar esse espaço depois de oito anos. A Universidade fala muito de empreendedorismo; integração entre ensino, pesquisa e extensão; sustentabilidade. Não temos como fazer conexões hoje sem pensarmos nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Temos que conectar sempre o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, da região, com o interesse da Universidade, com a inovação e o empreendedorismo”, falou o reitor ao inaugurar a nova sala da Pime no Câmpus de Nova Andradina. 

Durante a cerimônia, Universidade reafirmou ainda a parceria com a empresa Ciarama Máquinas John Deere, devido a inauguração do Centro de Soluções Conectadas. O espaço busca criar um ambiente inovador que oferece soluções tecnológicas por meio de pesquisas avançadas e o desenvolvimento de aplicações práticas em agricultura 4.0. “Empresa e Universidade junto com Governo encontram soluções para poder transformar o nosso Mato Grosso do Sul. Parabéns à empresa e toda a equipe, que vocês construam inovação nesse ambiente com nossos professores e estudantes e que consigamos cada vez mais encontrar soluções para transformar o negócio de vocês e para gente formar bons profissionais”, complementou o reitor.

A vice-reitora Camila Ítavo agradeceu a confiança da empresa em relação à Universidade e a dedicação de professores e técnicos-administrativos para aprimorar o CPNA. “Temos um caminho lindo para construir e que a gente constrói junto. Se não temos o ‘sim’ de cada um de nós, não temos esse processo tão lindo. Se a gente não tivesse a confiança da Ciarama, não teríamos grandes projetos sendo elaborados. É um momento de festa e de agradecimento”, ressaltou. 

“Nova Andradina hoje é um grande exemplo para toda a UFMS que é possível melhorar o ambiente de trabalho, iluminar os colegas e cada um de nós, para que possamos fazer melhor. […] Quero parabenizar vocês, que tenhamos muitos projetos, muitas ações importantes. Sem parcerias, a Universidade fica fechada em si mesma. O desenvolvimento vem com ciência, tecnologia e educação”, celebrou a vice-reitora.

O pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros, enfatizou a alegria de testemunhar o crescimento da Universidade e a ampliação das parcerias. “Muito obrigado a todos os docentes, técnicos, terceirizados e aos parceiros que fortalecem e fazem com que a gente possa promover uma melhoria na cidade, no Estado, no País e no planeta. […] Gratidão pela confiança a todos nós, muito nos honra poder fazer esse tipo de entrega”.

A diretora do CPNA, Solange Fachin, afirmou que essas inaugurações são a realização de um sonho. “Esperamos que, com essa oportunidade que vocês estão nos concedendo, a gente também possa devolver soluções, resultados e colaborar com a rotina diária da Ciarama, que já são parceiros muito fortes na empregabilidade, nos estágios, e que isso se expanda para além do mercado de trabalho, que a gente possa ser coautores em novas soluções e novas ferramentas. A gente espera que daqui também surjam novos empreendimentos, startups, que a Pime possa estar fomentando em um momento subsequente”, expressou.

A professora do CPNA e coordenadora do Centro de Soluções Conectadas, Gislayne da Silva Goulart, agradeceu a todos os presentes que acreditaram na iniciativa e a tornaram realidade. “Surgiu essa oportunidade de conectar o público com o privado, trazendo então esse novo ambiente para que desenvolva pesquisas avançadas, mas também que traga os estudantes, para que eles saiam daqui também conhecendo esses dados e entendendo melhor o mercado, então meu grande agradecimento a todos e, principalmente ao nosso reitor Marcelo Turine e nossa futura reitora Camila, que permitiram que isso acontecesse”.

A diretora e integrante do Conselho Consultivo da Ciarama Máquinas John Deere, Rosineide Campos, enfatizou a importância da conexão entre a empresa e a Universidade. “A tecnologia só se consolida através das pessoas e é nesse ambiente que nós acreditamos, que nós levamos a mensagem do nosso propósito maior, entendendo que a base é a educação. Estar próximo aos ambientes educacionais conecta, flui e traz inovação, traz transformação através das pessoas. Com essa alegria, com esse marco histórico que nós, Ciarama Máquinas, queremos cada vez mais inspirar outras empresas que estejam mais próximas às futuras gerações que aqui estão, com um objetivo maior de aprendizado, objetivo maior de fazer as perguntas corretas, com o objetivo maior de levar soluções ao nosso meio [agrícola], soluções através de ferramentas que possam despertar novas oportunidades”, celebrou.

O CPNA também foi beneficiado com a inauguração do Laboratório de Química e Física, que atende as atividades práticas do Curso de Engenharia de Produção. “É um sonho do Câmpus a aquisição desse laboratório e foi a realização de um sonho meu, me tornar servidor público de uma Universidade pública e, em especial, da UFMS”, finalizou o técnico responsável pelo espaço, Matheus de Carvalho Silva.

Também estiveram presentes nas cerimônias o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, e o diretor de Educação Digital e a Distância, Hercules da Costa Sandim. 

 

Texto: Ariane Comineti e Thalia Zortéa, com informações de Otávio Zaguini do Câmpus de Nova Andradina

Fotos: Otávio Zaguini, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica