Campanha Eu Respeito de Outubro aborda a pessoa em sua integralidade

No mês de outubro, a campanha Eu Respeito da UFMS terá como foco a pessoa em sua integralidade. As ações trabalharão questões relacionadas às diversas dimensões do ser humano, como a familiar, a profissional e a pessoal.

O objetivo da campanha é promover reflexões sobre a pessoa, observando tanto a perspectiva individual, o cuidado à saúde física, quanto o artesanato intelectual, e a perspectiva social, com a inserção da pessoa na comunidade, tendo o respeito como valor essencial a toda e qualquer interação social.

Atividades culturais, esportivas e informativas estão programadas para celebrar também as datas comemorativas do calendário de outubro, como o Dia das Crianças, Dia do Professor, Dia do Servidor Público, Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e Semana do Idoso, entre outros.

Combate ao Câncer de Mama

Em união à já conhecida campanha de conscientização da prevenção ao câncer de mama, a Universidade adota para este mês a cor rosa, que iluminará o Monumento Símbolo na Cidade Universitária em Campo Grande.

De acordo com o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama a campanha mundial Outubro Rosa teve início nos anos 90, quando foi realizada a primeira Corrida pela Cura em Nova York (EUA) e a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços aos participantes. A corrida passou a ser realizada anualmente e outras cidades norte-americanas passaram a intensificar as ações para a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama em outubro, adotando também a cor rosa para as campanhas. Posteriormente, com a iluminação de monumentos, prédios, pontes e outras construções públicas com a cor rosa a campanha alcançou o mundo.

No Brasil, as primeiras iniciativas datam do início dos anos 2000 e foram expandidas com mutirões de mamografia, eventos técnicos, apresentações sobre o tema e debates, entre outras atividades realizadas por diversas instituições.

 

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

 

Texto: Ariane Comineti