Campanha Eu Respeito de junho celebra o Meio Ambiente

O desenvolvimento sustentável e o incentivo às ações ambientais estão presentes no cotidiano da Universidade e são fundamentais para a construção de um futuro melhor. Pensando na importância da sustentabilidade e da preservação da natureza, o tema da campanha Eu Respeito de junho é o Meio Ambiente, comemorado mundialmente no dia 5. Em alusão à campanha, o Monumento Símbolo da UFMS será iluminado na cor verde. 

Ao longo do mês, serão realizadas atividades para valorizar e conscientizar sobre a importância do meio ambiente, como mutirões de limpeza, palestras, oficinas em escolas e trilhas, na Cidade Universitária e nos câmpus. A programação completa pode ser acessada aqui. 

A cultura também está em destaque no mês de junho. No dia 5, às 20h, o Teatro Glauce Rocha recebe o Movimento Concerto, com a apresentação Entrelaçando, do Duo Amálgama. O evento é gratuito e os ingressos podem ser reservados nesta página

No programa Todas as Artes deste mês, a TV UFMS entrevista o maestro Eduardo Martinelli, que rege a Orquestra Infantil Indígena de Campo Grande. A iniciativa, realizada na Aldeia Indígena Urbana Darcy Ribeiro, busca incentivar a inserção social de crianças e adolescentes indígenas por meio da música. 

A valorização da natureza dentro dos câmpus é um dos focos do concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos, que promove a cultura fotográfica como expressão artística e celebra os 45 anos de Federal. Em junho, será realizado o lançamento oficial da edição de 2024 do concurso e a homenagem aos participantes das fotos vencedoras de 2023, que ilustram o calendário de mesa institucional.

O mês também é marcado pelo Junho Prata, que tem o intuito de sensibilizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa. Por isso, entre os dias 5 e 27 de junho, a Universidade promove o Mês da Pessoa 60+, com diversas ações em saúde, palestras e oficinas. As atividades serão realizadas na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Coxim, Três Lagoas e do Pantanal. Acesse a programação completa

Até dia 10 deste mês, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Movimentação Interna e Reingresso nos cursos de graduação para o segundo semestre de 2024. Há vagas em diversas áreas do conhecimento para cursos presenciais e a distância. Para participar, é necessário realizar o cadastro na página de Inscrição.

No dia 12, em parceria com a Assistência Social e a Vigilância em Saúde e Vacinação, o Câmpus de Ponta Porã promove a palestra Prevenção de Arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. O foco principal do evento é incentivar o conhecimento da comunidade universitária sobre a ações de prevenção à dengue. A ação será aberta e gratuita, no auditório do câmpus.

Entre os dias 17 e 21, será realizado o Seminário de Refúgio e Migrações, com palestras e oficinas na Cidade Universitária e no Câmpus do Pantanal. O evento tem como objetivo o fomento e a discussão sobre os desafios enfrentados por migrantes e refugiados, especialmente na região fronteiriça entre Brasil e Bolívia. As inscrições devem ser feitas aqui.

Com intuito de unir o cuidado com a natureza e com o corpo, no dia 18, a Universidade promove uma ação de plogging, atividade que combina caminhada com a coleta de lixo. A atividade é aberta e gratuita, das 13h às 15h30, e será realizada na Cidade Universitária.

Do dia 17 a 22, estudantes poderão se inscrever para realizar permuta interna, a troca permanente de câmpus. Na mesma data, também estarão abertas as matrículas para portadores de diploma que desejam ingressar como estudante especial no período letivo 2024/2.

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 21 de junho, a Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem promove ações de conscientização e enfrentamento. As atividades desenvolvidas na Cidade Universitária serão abertas a toda comunidade.

Neste mesmo dia, a Rádio Educativa UFMS 99.9 completa oito anos no ar. Para celebrar a data, será transmitida uma programação especial de aniversário, com o lançamento da segunda temporada dos podcasts e a realização de show transmitido ao vivo do estúdio. 

A preocupação com a natureza também inclui o olhar para a crise climática. Entre os dias 23 e 26, o Câmpus do Pantanal promove a etapa regional do Ciclo de Debates sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas, com o intuito de abordar como o patrimônio cultural local será impactado pelas mudanças climáticas, em curto, médio e longo prazo. O evento, que inclui palestras e oficinas, é gratuito e aberto à comunidade interna e externa.

O mês de junho encerra com a divulgação do processo seletivo de transferência externa, refugiados e portadores de diploma no dia 28 para ingresso no segundo semestre de 2024.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Alíria Aristides