Brinquedotecas de Campo Grande e Ponta Porã abrem cadastro para crianças com até 10 anos

Estão abertas inscrições de crianças para o preenchimento de vagas oferecidas pelas brinquedotecas da UFMS localizadas na Cidade Universitária e no Câmpus de Ponta Porã (CPPP). “As unidades de apoio Brinquedoteca estão sendo instaladas nos Câmpus onde são oferecidos o curso de Pedagogia como Unidade de Desenvolvimento de Ensino e também servem como apoio às mães servidoras, acadêmicas e colaboradoras terceirizadas da UFMS, que podem levar seus filhos à Universidade. Na Cidade Universitária, a Brinquedoteca foi inaugurada em maio de 2022 e iniciou seu funcionamento no mês seguinte com edital em fluxo contínuo. O CPPP também já possui Brinquedoteca com edital para desde o ano passado”, explica a diretora Inclusão e Integração Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Luciana Contrera.

De acordo com a diretora, as duas unidades atenderam quase cem crianças no ano passado. “Em 2022 foram atendidas 13 crianças, na unidade do CPPP, sendo oito filhas de estudantes e cinco de servidores. Já na Cidade Universitária, foram atendidas 73 crianças, sendo 30 filhas de estudantes e 43 de servidores e ou colaboradores terceirizados”, conta. “Os Câmpus de Aquidauana e Coxim têm previsão de abertura de suas brinquedotecas em breve. Ainda há previsão de abertura, neste ano, das brinquedotecas dos Câmpus de Naviraí, Três Lagoas, Pantanal e Paranaíba”, destaca Luciana.

A diretora ressalta ainda que em Campo Grande, a Brinquedoteca é uma ação conjunta da Proaes, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e da Faculdade de Educação (Faed); e em Ponta Porã, da Proaes, Progep e curso de Pedagogia. “Na Cidade Universitária é uma ação dos programas Se cuide, te amo: uma ação do coração da UFMS e Sou Mulher UFMS”, acrescenta Luciana. Podem ser atendidas pelas brinquedotecas, crianças de 2 a 10 anos, por até oito horas na semana, em Campo Grande, e crianças de 3 a 10 anos, por até seis horas na semana no CPPP. As inscrições devem ser feitas no Sigproj e estão abertas e fluxo contínuo até 20 de outubro.

“A Brinquedoteca iniciou-se em 2017 atendendo uma vez por semana 15 crianças. A partir de 2022 passamos para unidade de apoio, atendendo 73 crianças, com o envolvimento de 18 estudantes do curso atuando como monitores envolvidos no projeto”, explica a diretora da Faed, Milene Bartolomei. “A unidade é um laboratório de formação aos nossos acadêmicos. É uma oportunidade deles interagirem com as crianças, vivenciarem as práticas pedagógicas discutidas em sala de aula. Temos como finalidade aperfeiçoar os futuros professores para que eles valorizem o brincar, para que possam realizar pesquisas com ênfase na importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança”, ressalta.

Sobre as atividades, Milene conta que há uma intencionalidade na sua programação. “As atividades desenvolvidas dentro da Brinquedoteca passam por um planejamento, uma intencionalidade na proposta de trabalho. As crianças são dirigidas para um processo de aprendizagem de forma lúdica, com objetivo de desenvolver a cooperação entre elas, possibilitar um espaço para brincadeiras, de forma espontânea e dirigida, além de transmitir aos responsáveis e estudantes conhecimentos sobre a importância do aprender brincando”, diz.

A assistente em Administração Rosana Monteiro dos Santos aprovou a iniciativa. “A Brinquedoteca é um projeto que eu considero muito enriquecedor em todas as áreas. Fiquei muito encantada com o trabalho realizado pelas coordenadoras do projeto e pelos monitores que dedicaram seu tempo para uma atividade tão crucial para seu desenvolvimento profissional e como ser humano. Lidar com crianças é um desafio e saber que minha filha pode contribuir com essa experiência e também poder vivenciar o contato com outras crianças, outros espaços, saber que estava perto de mim era uma grande alegria para ela e uma tranquilidade para mim. As atividades desenvolvidas sempre propiciavam para as crianças o desenvolvimento de percepções e habilidades apropriadas para a idade delas e, dessa forma, o melhor aprendizado para as crianças é através do brincar”, conta.

“A Sofia tem 7 anos e participou da Brinquedoteca por seis meses no ano passado. Temos muito interesse em trazê-la novamente porque sabemos que para ela são momentos de muita diversão e aprendizado de uma forma leve e lúdica. Enquanto servidora isso me fez sentir orgulho por ser parte de uma Unidade que oferece um projeto que agrega conhecimento e experiências incríveis sejam para pais, crianças, docentes e estudantes direta ou indiretamente envolvidos nesse trabalho. Além disso, acredito que a melhor forma de se relacionar com as crianças é através da escuta, da conexão, principalmente através do brincar, e da forma como a criança se sente vista. E acredito que esse projeto tem um enorme potencial para proporcionar memórias incríveis e marcantes na vida dessas crianças”, reforça Rosana.

Prática para estudantes

Há dois anos na Brinquedoteca, a estudante do sétimo semestre do curso de Licenciatura em Educação do Campo Kelly Francieli Bezerra desenvolve atividades por meio do programa Vale Universidade. “Participo do projeto desde 2021, mas devido a pandemia ele começou a funcionar mesmo em 2022. Está sendo uma experiência maravilhosa em vários sentidos. Todo dia é um aprendizado diferente, seja com as atividades propostas ou mesmo o vínculo criado com as crianças. E, sem contar, que é muito gratificante contribuir de alguma forma para a formação dos nossos pequenos”, comenta.

Ela conta que entre as atividades estão jogos e brincadeiras pedagógicas, tudo planejado pelas professoras. “Tudo que fazemos na Brinquedoteca, permite o desenvolvimento da criança em vários aspectos, tanto emocionais, como sociais. Criamos a liberdade da criança brincar de maneira saudável e ao mesmo tempo adquirindo diversas habilidades. Essa interação toda contribui muito para a minha formação acadêmica. Além de ter a certeza do que quero eu tenho a possibilidade de criar novos conhecimentos através da troca de aprendizagem que temos com outros acadêmicos de cursos diferentes, mas que juntos trabalhamos no mesmo objetivo”, fala.

Brinquedoteca no CPPP

“O início das atividades da Brinquedoteca no CPPP é recente: outubro de 2022, entretanto a unidade já contribuiu positivamente na formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia e das crianças atendidas. Até o momento foram atendidas as demandas das disciplinas de Estágio Obrigatório em Espaços não escolares e Ludicidade e Educação; e dos respectivos professores responsáveis”, comenta a professora Viviane Cacheffo.

Como na Cidade Universitária, Viviane explica que na unidade de Ponta Porã as atividades também “são planejadas de modo intencional, para que cada criança tenha a possibilidade de vivenciar momentos de brincadeiras livres e dirigidas, contação de histórias, exploração do espaço e dos materiais disponibilizados, roda de conversas, expressão de opiniões e emoções, ou seja, práticas lúdicas qualitativas para a promoção do desenvolvimento integral infantil”.

A assistente em administração Glaucia Rebouças Bryk teve dois filhos atendidos pela Brinquedoteca no ano passado. “O serviço prestado foi excelente. O espaço é muito organizado e acolhedor. As atividades desenvolvidas pela brinquedoteca contribuíram muito para que meus filhos interagissem e brincassem mais com crianças da mesma idade e ficassem longe das telas de TV e celular”, conta. Natália, 6 anos, e Camilo, 8 anos, frequentaram a Brinquedoteca por dois meses e, neste ano, a servidora pretende participar do cadastro novamente.

“Ter esse espaço no Câmpus, para trazer as crianças, foi algo muito importante principalmente para mim por que, por vezes tenho que trabalhar no período noturno. Eu podia trabalhar tranquila, sabendo que as crianças estavam perto de mim e felizes por estarem participando das atividades desenvolvidas na Brinquedoteca”, diz.

Saiba mais

Mais informações sobre o cadastro de crianças para as brinquedotecas da Cidade Universitária e do CPPP estão disponíveis nos editais abaixo.

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Texto: Vanessa Amin

Fotos: Acervo das Brinquedotecas da Cidade Universitária e do CPPP