A Brinquedoteca da Cidade Universitária irá atender filhos de estudantes, servidores e colaboradores terceirizados. São 30 vagas disponíveis em cada período, para crianças de 2 a 10 anos. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 16.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, afirma que a Brinquedoteca oferece atividades para as crianças nos períodos matutino, vespertino ou noturno, de modo que os pais possam se dedicar ao desenvolvimento profissional. Entre as vagas disponíveis, 50% são para filhos de estudantes, 30% para filhos de servidores e 20% para filhos de trabalhadores terceirizados.
“Serve como um local de apoio, onde os filhos podem brincar e realizar atividades adequadas para sua idade. Assim, os pais podem se dedicar melhor aos seus estudos, tanto cursos de graduação como de pós-graduação, sabendo que seus filhos estão em um bom local”, detalha o pró-reitor.
De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Andréia Costa Maldonado, a iniciativa atende não só os filhos, mas também crianças que estão sob a guarda legal. “Entendemos que a Brinquedoteca, por ser um espaço livre, seguro e alegre, poderá possibilitar a evolução da criança atendida. Serão realizadas atividades que estimulem o raciocínio lógico, a coordenação motora e a criatividade”, pontua.
Iniciativa dos programas Se Cuide, Te Amo e Sou Mulher UFMS, a Brinquedoteca é também um espaço de formação, onde os graduandos e pós-graduandos da Universidade atuam no atendimento às crianças. A diretora da Faculdade de Educação (Faed), Milene Bartolomei Silva, explica que além dos estudantes de Pedagogia, o projeto tem como voluntários acadêmicos de Educação Física, Medicina e História.
“Desenvolvemos atividades lúdicas e é essa ludicidade que nos diferencia da escola e da creche. Fazemos uma escala de trabalho e também grupos de estudo, sobre a importância de brincar e como isso auxilia no processo de desenvolvimento delas”, diz a diretora.
Inscrições abertas
Os pais ou guardiões interessados devem fazer a inscrição no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) até 27 de maio. Eles devem anexar o termo de compromisso, a certidão de nascimento ou documento de identidade, o documento de identificação do responsável e o comprovante de matrícula na rede regular de ensino, no caso de crianças entre 4 e 10 anos.
Para servidores ou terceirizados cadastrados em programas do Governo Federal, também é preciso anexar a Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico). Para estudantes integrantes do CadÚnico, é necessário apresentar o upload do Perfil do Estudante do Sistema Acadêmico (Siscad) ou de Gestão de Pós-Graduação (Sigpos).
A classificação dos inscritos seguirá os seguintes indicadores: ser mãe ou guardiã da criança, ter mais de um filho e a renda per capita familiar. O resultado final da seleção será divulgado no dia 6 de junho e as atividades estão previstas para iniciar no dia 8 de junho. Confira as turmas e horários disponíveis:
- 2 a 4 anos: terça e quinta-feira, das 13h15 às 17h
- 2 a 4 anos: segunda-feira, das 18h30 às 22h
- 4 a 7 anos: segunda e quarta-feira, das 7h30 às 11h
- 4 a 7 anos: segunda e quarta-feira, das 13h15 às 17h
- 4 a 7 anos: segunda e quarta-feira, das 18h30 às 22h
- 7 a 10 anos: terça e quinta-feira, das 7h30 às 11h
- 7 a 10 anos: terça e quinta-feira, das 18h30 às 22h
Acesse o edital para mais detalhes.
Texto: Mylena Rocha