Selecionados no concurso UFMS Além dos Olhos recebem calendário institucional de 2022

Os 14 autores das fotografias selecionadas para estampar o calendário de mesa institucional de 2022 receberam na manhã de hoje, 17, o calendário impresso. A entrega foi feita durante evento realizado em formato híbrido, na Cidade Universitária,  e destacou o quanto os registros resgatam a memória afetiva dos participantes.

“Para além das fotos, o que estamos colecionando são memórias afetivas. Mais do que uma foto é uma vivência, é uma experiência, um sentimento e é tão bacana porque a gente consegue conectar os câmpus. Então, a gente consegue ver uma imagem belíssima de Coxim, de Corumbá, de Paranaíba, de Campo Grande. Assim, todos os câmpus interligados num processo de conexão total”, declarou a vice-reitora Camila Ítavo.

Além do calendário, os autores dos registros também receberam cadernos personalizados da UFMS, estampados com frases motivacionais.  “As mensagens são positivas, de amor-próprio, de autocuidado, de pensar sempre que teremos coisas boas por vir com muita resiliência, sabedoria e fé”, declarou Camila Ítavo. A vice-reitora destacou que apesar da pandemia foi possível fazer a entrega dos itens antes do início do ano letivo.

Os registros que estampam o calendário foram selecionados durante a 5 ª edição do Concurso UFMS Além dos Olhos, organizado pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom). A diretora Rose Mara Pinheiro destacou que o concurso foi lançado em 2017 com a proposta de resgatar os valores institucionais pelo olhar da comunidade universitária. “Então, com isso a gente tem feito esse resgate afetivo, trazendo os olhares de estudantes, de professores, de técnicos. É um concurso que está no dia a dia das pessoas e traz essa afetividade, identidade, pertencimento em relação à Universidade”.

Segundo a diretora, a iniciativa mobiliza mais participantes a cada ano. “É uma evidência de que deu certo, as pessoas esperam o calendário, gostam de receber e acompanhar as atividades da Universidade pelo calendário. É um marco para a instituição é um marco para a Agecom. Uma celebração para os selecionados, por isso importante agradecer e incentivar que mais pessoas participem, que mais olhares tragam essa pluralidade da Universidade, a sua riqueza da fauna e da flora nos cantinhos que a gente gosta de estar e que fazem parte do nosso dia a dia”.

Nesse sentido, o mestrando em Bioquímica e Biologia Molecular e egresso do curso de Biologia da Universidade Henrique Ranieri Covali Pontes contou que registrou a imagem da Base de Estudos do Pantanal, local visitado com frequência nos tempos da graduação. “ A gente tem várias viagens até a base do Pantanal, que é muito importante para o aprimoramento da nossa formação como Biólogo e numa dessas viagens a gente sempre tira muitas fotos porque o Pantanal é lindo, principalmente a base, que é muito bem estruturada. Nessa viagem eu tirei essa foto que eu achei que representava muito bem, pois em meio a tanta biodiversidade, natureza, a gente tem a UFMS lá, levando educação, permitindo aos alunos ter acesso a esse ambiente tão diversificado e foi isso eu vi. Um símbolo, uma joia. A UFMS é uma joia em meio ao Pantanal”, contou.

Ele também falou sobre a emoção de ter tido a imagem selecionada. “Emoção muito grande ver que o material que sai do meu celular, não teve câmera profissional, está levando um pouco da beleza da UFMS e do Pantanal para a mesa de todos os servidores e para todos que tiverem o calendário”, disse Henrique Pontes.

Confira abaixo as fotos escolhidas para o calendário 2022.

Texto: Christiane Reis