Aula prática promove impermeabilização asfáltica na UFMS

Hoje (20) pela manhã a turma da disciplina de Estradas da graduação em Engenharia Civil se reuniu em frente à Reitoria para uma aula prática. Um trecho da avenida universitária foi interditado para que um produto fosse aplicado no asfalto.

De acordo com o docente responsável, professor Daniel Anijar de Matos, a aula prática para os acadêmicos é de extrema importância. “Eles precisam vivenciar os conteúdos aprendidos em sala de aula e a disponibilidade da Universidade para isso é muito interessante. Trata-se de um material novo chamado betuseal, aplicado pela empresa de mesmo nome, que impermeabiliza o asfalto”, disse.

A aplicação foi feita em um pequeno trecho da avenida, para o posterior monitoramento dos acadêmicos da diferença com o resto da pavimentação. O Diretor da empresa Gregory Maitre explicou aos acadêmicos as propriedades do material, as técnicas de aplicação e tirou dúvidas. “Impermeabilizar o asfalto traz muitos benefícios, principalmente no que diz respeito à longevidade do material. É uma intervenção simples e rápida que poupa investimentos que seriam feitos posteriormente em recuperação”, explicou.

O Reitor Marcelo Turine enfatizou que “a Universidade deve ser vitrine do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, por isso todas as pesquisas que objetivem melhorias para a sociedade têm o apoio da UFMS”.

Para o acadêmico do 9º semestre Gabriel de Lima a participação em atividades de campo é imprescindível à formação. “É muito bom vermos de perto a realidade do que estudamos, conhecer os produtos e técnicas que poderemos utilizar quando estivermos no mercado de trabalho”, afirmou.