Aula inaugural de Psicologia traz o psicanalista e professor da USP Christian Dunker

O curso de graduação de Psicologia realiza no próximo dia 25 de março, às 16h, pelo YouTube da TV UFMS, aula inaugural com o psicanalista, escritor e professor Christian Dunker, titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

“O início do ano letivo de 2021 é muito atípico, como foi também um grande desafio o de 2020. Pensando nesses grandes desafios que temos pela frente, imaginamos que a melhor forma de recepcionar os nossos alunos de graduação em Psicologia seria convidar um dos maiores nomes da Psicanálise e do campo da Psicologia na contemporaneidade: o psicanalista, escritor e professor Christian Dunker, com mais de 200 artigos publicados em revistas científicas, mais de 20 livros publicados, traduzidos em várias línguas”, expõe o coordenador do curso de Psicologia da UFMS e mediador da aula, professor Tiago Ravanello.

Segundo o coordenador, o professor Dunker tem uma particularidade: produzir Ciência em altíssima complexidade e ao mesmo tempo fazê-la alcançar todos os ouvidos e corações.

“Ele consegue falar com uma leveza, o que tem feito com que tenha sido uma das pessoas mais importantes no campo das Ciências Humanas em um ano tão difícil, onde precisamos buscar palavras e afetos que nos encontrem para lidar com todo o desamparo ligado às experiências que a pandemia nos colocou”, afirma.

Frente a isso, o professor Dunker irá falar sobre o seu livro mais recente, chamado Uma Biografia da Depressão, e vai apontar que os processos depressivos respondem a questões da subjetividade.

“Tem história, uma espécie de arqueologia, que não é apenas individual, mas é coletiva, afetiva, e também é uma forma de laço social. Então, a partir disso, nos exige uma experiência ética, de singularidade, de estar à altura dos desafios que a nossa vida coloca. Tudo isso é muito complicado quando a vida se torna tão difícil, como acontece num momento como da pandemia que temos de reinventar as nossas formas de ser e de se relacionar com os outros”, completa.

Texto: Paula Pimenta