Atendimento psicológico é oferecido gratuitamente à comunidade universitária

A partir de segunda-feira, 31, estudantes da Cidade Universitária e dos Câmpus de Três Lagoas, Paranaíba, Chapadão do Sul, Aquidauana e do Pantanal, interessados em receber atendimento psicológico gratuito, podem se inscrever no formulário on-line disponibilizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). O cadastro pode ser realizado até o dia 2 de dezembro, e é necessário estar regularmente matriculado em cursos de graduação presenciais ou a distância, pós-graduação, especialização, mestrado, doutorado ou residências.

A secretária de Atenção à Saúde do Estudante da Proaes, Ana Lúcia Martins de Souza explica que os atendimentos podem ser realizados tanto presencialmente  quanto on-line, nos casos em que os estudantes não residam no mesmo município do curso. “É previsto que o atendimento psicológico seja breve, não se configure como psicoterapia, atingindo em média três sessões de duração, com objetivo de escuta qualificada, acolhimento, orientação, aconselhamento e, sendo necessário, encaminhamento para serviços internos ou externos à instituição”.

Depois do preenchimento do formulário, a equipe responsável pelos encontros entrará em contato para o agendamento dos atendimentos. A chamada é realizada por ordem de prioridade e disponibilidade dos profissionais.

Na Cidade Universitária, os interessados na modalidade presencial podem ser atendidos de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Secretaria de Atenção à Saúde do Estudante, que fica no Corredor Central,  no Instituto de Biociências. Nos câmpus, os estudantes devem procurar a Unidade de Apoio para Assuntos Estudantis para mais informações.

Os atendimentos psicológicos ofertados pela UFMS são conduzidos por equipes de psicólogas, e fazem parte dos serviços de prevenção e promoção de saúde mental em casos de baixa e média complexidade. Para mais eslarecimentos sobre os serviços de saúde oferecidos para estudantes, servidores e para a comunidade externa, basta acessar o portal de Saúde Mental.

Texto: Agatha Espírito Santo