Administração Central se reúne com Diretores de Escola para tratar do vestibular

Depois de 10 anos, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) terá novamente um vestibular próprio. Em vista dessa grande mudança a equipe de Gestão da UFMS, acompanhada da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), responsável pela elaboração da prova, se reuniram com Diretores de Escolas de Mato Grosso do Sul para esclarecer como serão os novos processos seletivos para complementar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além do Vestibular, a UFMS também terá um Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), chamado PASSE.

Quem conduziu a reunião foi o Pró-reitor de Graduação (PROGRAD), Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho. De acordo com ele, a decisão de implantar o vestibular da UFMS foi com objetivo de contemplar melhor os alunos de Mato Grosso do Sul, aumentando, dessa forma, as chances de permanência na Instituição e, consequentemente, a redução das evasões.

Ruy ainda salientou dois pontos importantes.  A porcentagem que foi definida para o ingresso do vestibular. Segundo o Pró-reitor, Conselho de Graduação (COGRAD) decidiu que, a partir de 2018, a UFMS vai disponibilizar 30% de suas vagas para o processo seletivo vestibular e 70% via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão ao todo 1616 vagas para ingresso via vestibular próprio. Quanto ao processo de avaliação ele comenta “Mesmo com o vestibular, a UFMS vai continuar utilizando a nota do ENEM em todos os processos, com a diferença que no vestibular, o peso da nota do ENEM será diferenciado”, explicou.

Após o resultado, será feita uma média entre a nota do vestibular, que vai representar 80% e a nota do ENEM, que será de 20%. A nota da redação será a mesma do ENEM”, completou o Pró-reitor. A prova do vestibular será aplicada no dia 21 de janeiro, com 60 questões objetivas, sendo 15 questões de cada uma das áreas.

Outra forma de ingresso será o PASSE, que é um processo seletivo por meio do qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do Ensino Médio. A primeira avaliação também será realizada no início de 2018, pelos alunos que tiverem concluído o 1º ano do ensino médio em 2017. “Essa modalidade de ingresso só se concluirá em 2020, após a média das notas dos três anos do Ensino Médio, e vai abranger 20% das vagas”, declarou Ruy. Dessa forma, em 2020 o PASSE terá 20% das vagas de ingresso na UFMS, o vestibular, 30% e o SISU, 50%.

O Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, destacou que a reunião tem como objetivo esclarecer a mudança e evitar informações enganosas. “Após uma decisão como esta, que altera uma política institucional da universidade, convocamos os Diretores para explicar como será realizado o Vestibular da UFMS, o que muda no processo de ingresso e, claro, aproveitamos a ocasião para escutar novas sugestões”.

Turine também pontua que o modelo de vestibular que está sendo apresentado hoje é um processo em construção. “Temos a ideia de como será a primeira prova, porém, para os próximos anos, já esperamos algumas mudanças como, por exemplo, a inclusão de conteúdo mais regional”.

A UFMS possui 113 cursos de graduação, distribuídos em nove câmpus. Ao todo, a UFMS conta com cerca de 20 mil alunos.