Acordo com universidade do Marrocos possibilita realização de conferência binacional

A UFMS firmou um acordo de cooperação internacional com a Universidade IBN Tofail, do Marrocos. A parceria vai permitir a realização de uma conferência, que ocorrerá simultaneamente nos dois países, e abre possibilidade para a mobilidade de pesquisadores e estudantes. 

A cooperação foi formalizada na tarde desta quarta-feira, 24, com a assinatura do acordo. O reitor Marcelo Turine destacou a importância da internacionalização da universidade. “Com essas parcerias, podemos aumentar a mobilidade, para que nossos pesquisadores possam conhecer outras realidades, outros movimentos científicos e também para fortalecer a formação dos nossos estudantes, que possam fazer esse intercâmbio”, destacou. 

A vice-reitora Camila Ítavo agradeceu a presença dos representantes da missão marroquina na Universidade e enfatizou o interesse na cooperação. “Estamos muito orgulhosos deste trabalho. Estamos preparados e temos condições para isso, tenho certeza que trará muitos benefícios para ambas as instituições”, disse.

O diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira, explicou que a conversa entre as universidades se originou a partir da Escola de Administração e Negócios (Esan). Com a assinatura do acordo, a expectativa é estreitar, ainda mais, os laços entre as instituições de ensino. “Estamos recebendo a missão marroquina aqui na nossa Universidade e, de forma recíproca, a missão da UFMS estará no Marrocos em outubro”.

A primeira ação fruto da parceria entre as duas universidades, é a Conferência Internacional de Governança, Economia e Finanças. O evento será realizado entre os dias 6 e 7 de outubro, nas cidades de Kenitra (Marrocos) e em Campo Grande. “É o primeiro evento que acontece simultaneamente entre o Marrocos e o Brasil. Nos sentimos muito orgulhosos, a UFMS está à frente, é um modelo novo”, ressaltou o diretor da Esan, José Carlos de Jesus Lopes.

O evento já recebeu a submissão de 70 artigos, 30 deles de estudantes da Esan e 40 de acadêmicos do Marrocos. “Eu e toda a nossa equipe estamos muito orgulhosos destes primeiros resultados!”, celebrou o professor da IBN Tofail, Mohamed Rashid.

Além da Esan, também está em discussão a realização de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em colaboração com a Faculdade de Computação. O acordo ainda abre a possibilidade para projetos com o Instituto de Matemática e da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. “Temos tentado, cada vez mais, expandir as nossas parcerias. Estamos em conversa com essas unidades que são muito similares às nossas. Por exemplo, temos a Faculdade de Economia e Gestão na nossa universidade, que corresponde à Esan aqui na UFMS”, detalhou o vice-diretor da universidade marroquina, Hassan Marzi .

A cooperação entre as universidades ainda vai possibilitar que os estudantes tenham acesso à dupla diplomação, ou seja, que a formação seja válida nos dois países. “Há uma janela de oportunidades, tanto para estudantes como para professores”, comemorou o diretor da Esan.

Texto e foto: Mylena Rocha