Ações de capacitação profissional para servidores começam em novembro

Nos meses de novembro e dezembro serão realizadas ações de capacitação para servidores da Universidade, promovidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio do Plano de Desenvolvimento de Pessoas e da Política de Inclusão e Ações Afirmativas no âmbito da UFMS, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por meio do Plano de Acessibilidade da Instituição. Serão oferecidos os cursos Caminhos Inclusivos na Educação Superior e Transtornos Globais do Desenvolvimento – Transtorno do Espectro Autista, além da oficina Treinamento das Comissões de Heteroidentificação da UFMS. 

As inscrições para o curso Caminhos Inclusivos na Educação Superior abrem no dia 20 de novembro e seguem até o dia 24 do mesmo mês nesta página. Serão disponibilizadas 30 vagas para todos os servidores da UFMS , sem custos para a inscrição. As aulas irão ser realizadas de forma assíncrona, mas com dois encontros presenciais nos dias 26 e 27 de novembro no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. Os inscritos receberão certificado de participação de 20 horas. 

O curso de Transtornos Globais do Desenvolvimento – Transtorno do Espectro Autista terá o período de inscrições entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, e será realizado na modalidade on-line. As vagas são ilimitadas e serão desenvolvidas aulas síncronas e assíncronas, com certificação de 12 horas. Os certificados oferecidos ao final dos dois cursos podem ser utilizados pelos servidores como horas complementares de atividades para compensação durante o recesso do fim de ano. Os interessados podem se inscrever aqui

A oficina Treinamento das Comissões de Heteroidentificação da UFMS abre as inscrições no dia 25 de novembro e segue até o dia 4 de dezembro (clique aqui para saber mais). A capacitação será realizada nas modalidades presencial, no período da manhã, e on-line durante a tarde. As vagas são limitadas de acordo com a composição das bancas de heteroidentificação dos câmpus e da Cidade Universitária e cada participante recebe um certificado com carga horária de 12 horas.

De acordo com a professora da Faculdade de Educação e secretária de Acessibilidade e Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Mirella Villa Tucunduva, a participação dos servidores nos cursos de desenvolvimento e oficina consigam aperfeiçoar as suas competências profissionais particulares. “Busca-se estimular os servidores a desenvolverem como sujeitos ativos, reflexivos e conscientes, fortalecendo-os como protagonistas no processo de solução de problemas, simplificação de processos e de maximização da eficiência nos processos de gestão e de ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, como uma visão orientada pelo resultado.”, explica a professora. 

A professora reforça ainda que as Iinstituições de ensino superior precisam estar aptas a cumprirem com o Sistema Educacional Inclusivo, de forma a serem capazes de atenderem a diversidade de pessoas que fazem parte da comunidade universitária. “Os desafios estão postos à comunidade acadêmica: reorganizar nas questões de acessibilidade, nas práticas pedagógicas e na eliminação de barreiras atitudinais para que os estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação tenham condição de acesso, participação e sucesso em sua escolha acadêmica, posto que a educação é um direito constitucional e de todos”, explica Mirella Villa Tucunduva.

As inscrições podem ser realizadas na página da Progep nas datas informadas acima. 

Texto: Rebeca Ferro, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica