Acadêmicos podem atuar no apoio a estudantes com deficiência

Até 21 de março, acadêmicos de cursos de graduação presencial podem se inscrever em processo seletivo para atuarem como apoiadores educacionais a estudantes com deficiência (EcD) e em Libras. São 30 vagas sendo 20 para apoio EcD e 10 para apoio em Libras, distribuídas entre a Cidade Universitária e os câmpus.

“A ação é importante no momento que o apoiador acolhe e acompanha o estudante com deficiência que ingressa na UFMS, a fim de dar um apoio para que ele se adapte à vida acadêmica e consiga acompanhar as atividades propostas pelos professores e, assim, contribua para a permanência e êxito nos estudos” diz a diretora de Inclusão e Integração Estudantil (DIIEST) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) Marta Costa Beck.

Os estudantes selecionados recebem um auxílio de R$ 400 mensais, com vigência entre abril e dezembro 2021, podendo ser prorrogado durante o ano letivo de 2022. O recurso é do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O processo seletivo também tem como objetivo a formação de cadastro reserva para convocação posterior, conforme demanda das unidades.

As inscrições devem ser feitas on-line no sistema selecao.ufms.br. Ao acessar o sistema, na aba “Documentos”, os candidatos devem incluir em PDF, a carta de intenção (confira Anexo I no edital abaixo), o Histórico Escolar e os certificados que comprovem a aprovação na disciplina de Educação Especial, para apoiadores EcD, e a fluência em Língua de Sinais, para apoiadores em Libras. Após incluir os documentos, na aba “Inscrições”, é necessário conferir os dados e selecionar qual a modalidade de auxílio que deseja concorrer. Também é importante não esquecer de finalizar a inscrição.

Para participar o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso presencial, preferencialmente licenciaturas ou Psicologia e não estar cursando o último semestre. É preciso, ainda, ter disponibilidade de 16 horas semanais para as atividades desenvolvidas de acordo com o plano de trabalho, não possuir pendências junto à Proaes ou outra unidade, não ter vínculo com outro programa de bolsa com remuneração (excetuando-se os auxílios estudantis) e não estar cumprindo sanção disciplinar.

De acordo com a diretora da DIIEST, atualmente, é oferecido apoio a 20 estudantes com transtorno do espectro autista, surdez, deficiência física, cegueira, baixa visão, paralisia cerebral e síndrome de Down. “O número total de EcD é de 104, porém nem todos optam por ter apoiadores. É importante destacar que o acompanhamento do apoiador se dá em turno inverso ao do estudante com deficiência”, explica Marta.

Mais informações estão disponíveis no edital abaixo e no site da Proaes. Para esclarecimentos de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas da DIEEST pelo telefone 3345-7016 (ligações ou WhatsApp) ou pelo e-mail seaaf.proaes@ufms.br.

Download (PDF, 735KB)

Texto: Vanessa Amin