Acadêmicos de Naviraí apresentam trabalhos sobre cultura afro-brasileira e indígena

Na última semana, acadêmicos do quinto semestre do curso de Pedagogia de Naviraí, apresentaram trabalhos práticos da disciplina de Tópicos Educacionais em Educação e Igualdade Étnico-Racial, ministrada pelo professor José Henrique Prado.

Uma das atividades consistiu na discussão dos elementos da cultura afro-brasileira presentes na sociedade, ressaltando principalmente os instrumentos musicais, danças e expressões culturais, como a capoeira. Para isso, parte da turma responsável pela temática convidou o grupo de capoeira da Associação Educacional e Esportiva Maré de Dendê, coordenada pelo mestre Capixaba. O grupo apresentou aos estudantes a história da capoeira e realizou atividades com os acadêmicos.

De acordo com o professor José Henrique, “a finalidade dos trabalhos práticos é aproximar o conhecimento acadêmico aprendido ao longo da disciplina com as dinâmicas sociais cotidianas relacionadas à educação e às relações étnico-raciais. A partir dessa articulação, buscamos estimular a possibilidade de parcerias e práticas pedagógicas inovadoras para a docência”.

Cultura indígena – Como parte das atividades da disciplina Fundamentos e Metodologias do ensino de Geografia, ministrada pela professora Vivianny Bessão, os estudantes do quinto semestres abordaram a temática cultural indígena e receberam a visita do cacique Roberto Carlos, da Aldeia Porto Lindo de etnia Guarani-Ñandeva, situada no município de Japorã.

De acordo com a professora, a proposta do trabalho era o planejamento de uma atividade didática para o quinto ano do ensino fundamental. “A presença dos indígenas foi muito importante uma vez que permitiu compartilhar seus conhecimentos e experiências com a perspectiva de propiciar o deslocamento cognitivo dos alunos ao longo do tempo de nossa história e do espaço geográfico onde ela ocorre, atuando na quebra de estereótipos”, explicou. “Ações como essa contribuem para uma formação multidisciplinar dos acadêmicos e prepara os futuros professores para as demandas sociais e escolares que serão apresentadas em sua profissão”, concluiu.

Texto: Vanessa Amin, com informações e fotos do CPNV