O programa Bolsa Atleta ajuda e estimula os acadêmicos da UFMS a continuarem às práticas desportivas. Não é de hoje que os bolsistas se destacam em campeonatos. O acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e mestre nacional enxadrista Matheus Garcett conquistou a terceira colocação no 4º Aberto do Brasil de Três Lagoas, que possibilitou ao atleta uma vaga para jogar a semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez.
Foram três campeonatos, sendo dois simultâneos: No Aberto do Brasil – Xadrez Clássico (Ritmo: 90’ +30” de reflexão para cada jogador), Matheus subiu ao pódio e ficou com a terceira colocação. Por ter sido o jogador com melhor classificação de Mato Grosso do Sul, o atleta conquistou o primeiro lugar na etapa do Circuito Estadual de Xadrez. O acadêmico também levantou o troféu de terceiro lugar no Torneio Aberto do Brasil – Xadrez Blitz (Ritmo: 3’+2” de reflexão para cada jogador), destaque para o empate com o grande mestre da seleção paraguaia Neuris Delgado. Os torneios ocorreram entre os dias 27 e 29 de setembro, e contaram com a participação de 50 atletas de diversos estados brasileiros e de fora do Brasil.
As conquistas de Garcett possibilitaram a participação dele em torneios maiores. A bolsa atleta serve como incentivo para ele continuar jogando. “A bolsa é importantíssima, ela me incentiva para eu continuar jogando e treinando. Ela me ajuda financeiramente para pagar algumas despesas de viagens e meus treinadores particulares”.
O estudante fica feliz em estar dentro de uma universidade que investe em esporte. “Eu fico muito feliz em fazer parte de uma instituição que invista em mim. Eu possuo outros patrocinadores, mas a UFMS tem um peso especial”.
Texto: José Câmara (estagiário de Jornalismo)