Abertura do Integra UFMS 2024 celebra a ciência produzida no Mato Grosso do Sul

Na noite desta segunda-feira, 21, o Teatro Glauce Rocha foi palco da abertura oficial do Integra UFMS 2024, o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. Ao longo da semana, até o dia 25, mais de 1,8 mil trabalhos serão apresentados no Ginásio Moreninho. A programação do evento ainda inclui palestras, oficinas e visitas técnicas aos laboratórios e espaços de ensino e pesquisa da UFMS.

O reitor Marcelo Turine prestigiou a celebração e, em sua fala, incentivou os jovens presentes na plateia a seguirem o caminho científico. “Quando eu tinha 14 anos, também queria ser cientista, ser pesquisador. Eu fiz graduação em Computação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e hoje estou na UFMS, ajudando a ciência e a inovação desse Estado maravilhoso. Para nós, é uma alegria muito grande receber vocês aqui na Cidade Universitária, na maior e melhor Universidade de Mato Grosso do Sul. Sejam bem-vindos!”.  

“O Integra UFMS era um sonho, nós tínhamos todos os eventos da Universidade separados, e a gente conseguiu uni-los. E para nós vocês estarem aqui é a maior alegria. Que vocês aproveitem muito esse momento. A gente fala que nós temos o mundo UFMS. Mergulhem nesse mundo, aproveitem cada laboratório, cada momento, cada apresentação”, destacou a vice-reitora Camila Ítavo.

A coordenadora geral do Integra UFMS, Liana Dessandre Duenha, enfatizou que o evento é uma oportunidade de divulgar a ciência produzida na Universidade. “É a nossa forma de mostrar que todo recurso empregado, todo esforço da população brasileira, ele não é à toa, ele gera conhecimento. É aquilo que tem que é mais precioso, que é algo que ninguém pode tirar da gente, que é aquilo que a gente aprende. Por que eles se chamam Integra? Porque nós integramos, em um único evento, tudo que é produzido na Universidade, para mostrar a sociedade”.

O coordenador da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS), Ivo Leite Filho, destacou que a edição de 2024 reúne 345 projetos finalistas, com cerca de 1,7 mil alunos e professores da Educação Básica. “Eu quero que vocês se sintam agradecidos e parabenizados exatamente pela presença de vocês!”, celebra. Ao todo, a Feira terá a participação de 40% dos municípios de Mato Grosso do Sul e ainda 39 pesquisadores convidados de outros estados de instituições como a Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

O professor ainda revelou algumas surpresas para os participantes da Fetec-MS durante a cerimônia de abertura. “Surgiram várias premiações legais […] Nós ganhamos uma premiação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para nós levarmos dois projetos para Brasília com tudo pago!”, enfatizou. “[No próximo ano], a gente completa 15 anos e já estamos preparando uma grande novidade para vocês”, complementou.

O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, Márcio de Araújo Pereira, destacou o papel da ciência para promoção de um futuro melhor. “Educação, ciência e tecnologia traz tanta coisa, inovação traz tanta coisa. Por isso, o Mato Grosso do Sul tem feito um investimento muito alto nisso, porque ele investe nas pessoas, acredita em cada um de vocês. Só a ciência, tecnologia e inovação salvará esse país, vocês são o futuro desse país. Vocês são nossa linha de frente, são a nossa alegria, então façam a diferença”. 

A abertura oficial do evento contou ainda com a participação da diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes Pereira. “É importante conhecer a ciência desde cedo para contribuir com a pesquisa científica no nosso país, para poder ter uma trajetória pessoal e profissional, poder chegar na Universidade. A ciência é um direito de vocês, é para todas as pessoas, em toda a sua diversidade”. 

Texto: Alíria Aristides 

Fotos: Leandro Benites