Abertura do 4º Simpósio de Administração discute a inovação na gestão pública

Na noite de ontem, 17, foi realizada a abertura do 4º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração, que contou com a participação do reitor Marcelo Turine. O evento virtual é realizado pela Empresa Júnior e o curso de Administração do Campus de Paranaíba (Cpar) com o tema “Administração Inovadora e Sustentável: Análise e Perspectivas” e vai até a sexta-feira, dia 21.

O reitor Marcelo Turine cumprimentou o Cpar pela realização do evento e destacou a importância da troca de conhecimentos para a formação dos estudantes. “Essa integração de pesquisadores, professores e secretários de Administração Pública é importantíssima para colocar um pouco da experiência prática em conjunto com os conhecimentos teóricos. Desde 2017 estou inovando na governança e administração da UFMS, e se não fosse essa teoria em conjunto com a prática e a inovação, eu tenho certeza que a Universidade não estaria hoje nos rankings internacionais”, destacou o reitor.

Além do reitor, a cerimônia de abertura teve a presença da diretora do Cpar, Andréia Ribeiro; do coordenador do curso de Administração, Wesley Ricardo de Souza Freitas; e dos professores Dalton de Sousa e Odirlei Fernando Dal Moro. “Quero cumprimentar a Empresa Júnior e os professores do curso de Administração que se empenharam fortemente para que esse evento acontecesse. A gente pode observar que foi um trabalho árduo e de muito valor”, afirmou Andreia.

O coordenador Wesley Ricardo de Souza Freitas ressaltou o empenho dos estudantes da empresa júnior ADM Cpar para a realização do Simpósio, e destacou o número de trabalhos recebidos. “O Simsad é um evento que surgiu em 2017, e cada vez mais vem crescendo. Recebemos mais de 60 trabalhos, de várias partes do Brasil e até de Portugal. Espero que todos aproveitem este evento, as palestras, minicursos, mesas redondas e a troca de conhecimentos com pesquisadores e professores de outras instituições”, comentou.

Mesa Redonda

A mesa redonda “Inovação na gestão pública: conceitos, casos e uma visão de marketing” teve como objetivo a apresentação de conceitos centrais, estratégias e oportunidades de inovação na esfera pública, bem como a apresentação de casos de consultoria e pesquisa sobre o tema, com a presença  do professor do curso de Administração da Universidade de Brasília Paulo Henrique de Souza Bermejo.

No cerne da discussão, mais do que a tecnologia em si, esteve a perspectiva de se pensar servidores públicos e cidadãos usuários do serviço público, como clientes provedores de um serviço mais eficiente, produtivo, ágil e de qualidade continuamente aprimorada.

“A inovação é um tema que virou moda praticamente em todo o sentido nas organizações privadas, mas no âmbito da administração pública, ela se caracteriza de uma forma um pouco diferente, porque ao fazer a inovação, essa decisão parte de um gestor público, e toda inovação além do benefício, tem um risco associado. Caso o benefício não se concretiza, muitas vezes quem paga por isso acaba sendo o gestor público que assinou a iniciativa. Então é o tema que está sendo bastante debatido no âmbito da academia”, destacou o professor Bermejo.

A gravação completa da mesa redonda está disponível no canal do Cpar.

O Evento

A quarta edição do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração será realizada até sexta-feira, 21, e tem em sua programação a apresentação de trabalhos e artigos, palestras e minicursos.

Segundo o professor Odirlei Fernando Dal Moro, a escolha do tema foi realizada pensando nas mudanças que acontecem no mercado e as novas necessidades das organizações. “As organizações precisam ser cada vez mais inovadoras e sustentáveis, fato que a pandemia da Covid-19 reforçou ainda mais. Neste contexto, o objetivo do evento é tratar da questão da inovação no setor público e no setor privado, mas tendo como base a sustentabilidade”, explicou.

Os participantes terão direito a um certificado proporcional à carga horária cumprida durante o evento. O acesso à programação completa podem ser obtidos neste link.

Texto: Lucas Caxito (estagiário de Jornalismo)