Aberto credenciamento de professores para oferta de disciplinas a distância

Professores que tiverem interesse em ofertar disciplinas com carga horária a distância, total ou parcial, nos cursos de graduação presenciais da Universidade, que não tenham concluído o curso de formação em Educação a Distância (EaD), disponibilizado pela Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), devem se inscrever para o processo de credenciamento por comprovantes de experiência. É necessário que os profissionais tenham experiência EaD comprovada. As inscrições estão abertas em fluxo contínuo até 3 de dezembro, e devem ser feitas no portal do SigProj.

É preciso que o professor seja efetivo, possua experiência docente confirmada em cursos de graduação a distância, ou tenha certificação em práticas e metodologias de EaD, ou ainda certificação de cursos afins emitida pela Instituição. Toda a documentação deve ser enviada em formato PDF, e além da comprovação de experiência na modalidade, é preciso anexar o Currículo Lattes atualizado, emitido até dois meses antes da inscrição.

“O professor poderá submeter sua proposta durante todo o ano, e a Agead irá divulgar resultados preliminares, em três etapas de divulgação, conforme cronograma do edital, favorecendo àqueles que submeterem suas propostas o quanto antes. Dessa forma, é possível, por exemplo, que um professor submeta na Etapa 1 e já tenha seu credenciamento aprovado para 2023.2”, enfatiza o diretor da Agead, Hercules da Costa Sandim.

Qualquer dúvida pode ser encaminhada para o e-mail seped.agead@ufms.br, e o período para submissão dos professores logo na Etapa 1 vai até o dia 28 de maio, com resultado final previsto até dia 12 de junho de 2023. Para acompanhar o andamento do processo, basta acessar a página da Agead.

O professor de Administração do Câmpus de Nova Andradina, Gemael Chaebo, que trabalha com educação a distância desde 2012, explica que o principal interesse que teve para fazer o credenciamento foi a possibilidade de utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem como um espaço de suporte às atividades do curso. “Muitas vezes, os estudantes perdem alguma aula ou se confundem quanto ao cronograma de conteúdos da disciplina. Com o suporte a distância, eles conseguem ter uma organização melhor de suas atividades acadêmicas”, ressalta.

Curso de Formação em EaD segue com inscrições abertas

Com inscrições em fluxo contínuo até 31 de dezembro deste ano, servidores da UFMS ainda podem fazer o Curso de Formação em EaD. O edital foi publicado em fevereiro, e é requisito para os docentes que queiram ministrar aulas a distância em cursos presenciais, mas que não tenham experiência comprovada em EaD. Ele tem como principal objetivo apresentar conceitos, estratégias, normativos e metodologias para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na Educação a Distância, com carga horária de 60h. Com a conclusão do curso, os professores não precisam comprovar experiência na modalidade para a UFMS, o credenciamento é feito assim que solicitado.

Confira o edital do credenciamento para professores que não fizeram o curso:

EDITAL (AGEAD) n 46, de 14-04-2023.

Texto: Agatha Espírito Santo