foto: CCS/UFMS

5ª edição da FETEC MS recebe mais de dez mil visitantes

De 3 a 7 de novembro, a UFMS sediou a quinta edição da Feira de Engenharias, Tecnologias e Ciências (FETEC MS 2015). O evento aconteceu no ginásio Moreninho e recebeu mais de 10 mil visitantes.
Este ano a Feira teve 450 avaliadores on-line na pré-avaliação; 250 projetos submetidos à pré-avaliação e 153 projetos apresentados, totalizando um aumento de 35% de projetos submetidos por escolas estaduais e municipais. O evento também reuniu 22 pesquisadores externos, convidados de diversas instituições, universidades e parques tecnológicos, entre eles: José Sergio de Almeida (pesquisador do INPE), David Delaine (membro executivo da Federação Internacional das Sociedades da Educação em Engenharia) e Joana D’Arc (pesquisadora da ECOBRAS), além da presença da Diretora da Intel Education, Fernanda Sato.
A mostra de projetos é o evento principal das feiras que, em suas edições anteriores, trouxe à UFMS cerca de 16 mil pessoas (entre elas estudantes, professores participantes e visitantes). Durante os 3 dias de realização, os estudantes apresentaram seus projetos para uma comissão avaliadora, composta por professores com titulação de mestres e doutores, além de especialistas da área. Os melhores projetos receberam prêmios como cursos, bolsas de iniciação científica júnior e participações em feiras de outros estados e nacionais.
De acordo com o coordenador da Feira, professor Ivo Leite Filho, a FETEC MS exibe notável desenvolvimento. “Ao longo de cinco anos o evento teve mais do que duplicado o número de trabalhos finalistas e passou a incorporar também a Feira de Tecnologia, Ciência e Criatividade do Ensino Fundamental de Mato Grosso do Sul (FETECCMS-JR), e a EXPOCIÊNCIA CENTRO-OESTE”, avalia o professor.
O fator de inovação dessa edição foi a implantação do sistema de avaliação (SAFEC) como aplicativo para celular, do sistema Android. “Isto nos coloca como a primeira feira de ciência que conseguiu implementar um sistema desenvolvido dentro do processo de avaliação de feiras de ciências. Utilizamos um aplicativo para smartphone, desenvolvido pelo acadêmico Willians Magalhães sob orientação do professor Amaury de Castro Jr. (câmpus de Ponta Porã), para cadastro das notas”, salienta Leite.

Objetivo

A FETEC MS busca estimular a criação de trabalhos científicos e aproximar escolas públicas e privadas da Universidade, fortalecendo as redes tecnológicas estaduais e regionais, além de melhorar a qualidade dos trabalhos produzidos nas escolas da Educação Básica em Mato Grosso do Sul, desenvolver e consolidar a iniciação científica entre os estudantes e incentivar o registro de marcas e patentes da produção científico-tecnológica apresentadas pelos estudantes. Veja a lista dos projetos premiados no endereço eletrônico: http://bit.ly/1WRuE9l

Autores explicaram suas pesquisas a avaliadores e ao público em geral
Autores explicaram suas pesquisas a avaliadores e ao público em geral – foto: CCS/UFMS
Mais uma vez estádio Moreninho sediou a apresentação dos projetos finalistas
Mais uma vez estádio Moreninho sediou a apresentação dos projetos finalistas – foto: CCS/UFMS