200 formandos de 11 cursos participam de colação de grau on-line

Cerimônia de colação de grau desta quarta-feira, 11, reuniu por videoconferência cerca de 200 formandos de 11 cursos. O evento foi transmitido pelo Canal da TV UFMS.

Colaram grau 41 formandos dos cursos de Artes Visuais, Jornalismo, Letras e Música, das Faculdades de Artes, Letras e Comunicação (Faalc); 90 dos cursos de Educação Física e Pedagogia, da Faculdade de Educação (Faed); 28 formandos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História e Psicologia, da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), e 39 da Faculdade de Direito (Fadir), curso de Direito.

O reitor Marcelo Turine destacou que a colação de grau é um momento de grande alegria e felicidade de ver os mais novos profissionais formados pela UFMS. “Lá, no início, ninguém imaginava que iríamos trabalhar com as novas tecnologias da informação desta forma. Com a ajuda e empenho da nossa equipe conseguimos superar os desafios de uma pandemia mundial e estamos aqui, nessas duas semanas quase 600 estudantes colando grau”.

Ele desejou sucesso aos formando durante a nova jornada que vão iniciar e parabenizou os familiares. “Gratidão à família que é a célula de qualquer desenvolvimento social, quero agradecer esse time que colocou a educação como prioridade. Para nós uma emoção muito grande passar esse momento com vocês, cerimônia maravilhosa”, declarou.

A vice-reitora Camila Ítavo disse aos novos profissionais que se espelhem nos “gigantes que os acolheram na Universidade, professores e técnicos, além dos gigantes que os acompanham, amigos e familiares”.

Camila desejou aos formando uma trajetória de muito sucesso e aconselhou que eles entreguem a técnica com harmonia e sabedoria. “Vocês são o nosso orgulho, levem sempre o nome da UFMS e voltem para Universidade vocês fazem com que nossa vida tenha sentido”.

Da mesma forma o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes, disse que os estudantes são o motivo de toda a equipe estar na Universidade. “Vocês são a razão de estarmos aqui todos os dias com ou sem pandemia. A razão de tudo é podermos chegar até este momento sabendo que fizemos o melhor”.

Durante a cerimônia, a formanda do curso de Pedagogia do polo de Educação a Distância de Bela Vista Felícia Ramona Valdes da Cunha fez o juramento. O formando do curso de Educação Física Maycon Portilho falou em nome de todos os concluintes.

“Gostaria de falar sobre escolhas e gratidão. O que muda as nossas vidas são as escolhas que fazemos todos os dias. Tenho absoluta certeza de que nenhum de nós chegou até aqui sem ajuda nessa caminhada. Cada um sabe o quanto teve de se esforçar para conseguir chegar. Só sabe a dureza da caminhada quem põe os pés na estrada”, disse emocionado Maycon.

A professora do curso de Pedagogia EaD do Polo de Bonito Carla Busato Zandavalli falou em nome dos homenageados. “Este momento representa o esforço de cada formando, as conquistas e felicidades desse dia são alento para os tempos difíceis que estamos vivendo”, declarou.

Nova trajetória

Os diretores das faculdades também cumprimentaram e incentivaram os novos profissionais. “Agora vocês terão novos desafios, por isso desejo que mantenham a paixão pelo sonho de vocês, mantenham essa chama acesa”, disse o diretor da Faalc, Gustavo Rodrigues Penha.

Para a diretora da Fach, Vivina Dias Sol Queiroz, é grande o orgulho de presenciar mais uma colação de grau. “Ficamos felizes quando vocês chegam e o orgulho é imenso no momento da colação de grau”. A diretora da Fadir, Ynes da Silva Felix, falou sobre o projeto desenhado há anos atrás e a satisfação em ver que os estudantes chegaram ao final. “Tudo o que queremos é viver este momento com vocês e imaginar o quanto serão mais realizados. Especificamente aos formandos do curso de Direito, que vocês busquem soluções pacíficas para os problemas da sociedade”, disse.

A sensação de dever cumprido foi a tônica do pronunciamento da diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva. “É o fechamento de uma importante etapa na vida de todos vocês. A educação abre portas, estamos vivendo a importância da educação na vida de cada um de nós. Nosso país terá muito mais chance de se desenvolver a partir da formação de bons profissionais, desejo sucesso a todos”.

Texto: Christiane Reis