UFMS entrega as primeiras carteiras com a nova identidade estudantil

Em uma cerimônia no gabinete da Reitoria, o Reitor Marcelo Turine e a Vice-reitora, Camila Ítavo, acompanhados da Pró-reitora de Assuntos Estudantis (PROAES), receberam um grupo de acadêmicos de diferentes cursos para entregar o primeiro lote de carteiras com a nova identidade estudantil da UFMS. De acordo com a Pró-reitora, Ana Rita Barbieri, o objetivo da nova identidade visual da UFMS é proporcionar aos acadêmicos um cartão de identificação institucional integrado aos serviços da universidade, como bibliotecas e restaurante universitário.

“Parece que a identidade estudantil é uma coisa banal, outras universidades possuem, mas nós não tínhamos um documento integrado, que é importante para dar reconhecimento aos estudantes quando eles estiverem dentro e fora da universidade. Em um primeiro momento, a identidade estudantil irá atender os acadêmicos no uso da biblioteca, mas em um segundo momento, ela será integrada ao RU e aos demais serviços da UFMS, como o Siscad, por exemplo”, explicou a Pró-Reitora.

Para o Reitor, o nosso maior objetivo da ação é fornecer um cartão único de identificação para o acadêmico. “Seja ele de graduação ou de pós-graduação, a ideia é que os discentes possam acessar os serviços da universidade e, posteriormente, aos serviços disponíveis nos municípios”, afirmou.

A acadêmica de Física, Vitória de Almeida, comenta que essa iniciativa de criar uma identidade estudantil vai melhorar a relação do aluno com a instituição. “Acho muito importante para integralizar os serviços. Quanto mais usamos a tecnologia para facilitar a acesso do aluno a universidade, melhor é a experiência desse acadêmico no uso dos serviços oferecidos pela universidade”. Vitória ainda aproveita para dizer que a identidade é uma forma de valorizar os estudantes. “Eu me sinto feliz e reconhecida por ter esse cartão. É uma forma de integrar melhor o acadêmico e valorizá-lo”, defende.

Até o momento, 338 carteiras já foram confeccionadas e mais 600 estão em fase de produção. A equipe da PROAES alerta que muitos acadêmicos estão enviando fotos inadequadas para o documento, por isso há uma alta taxa de rejeição. A recomendação é que a foto deve ser no modelo 3X4, como nos documentos oficiais. Não serão aceitas fotos fora do padrão.